Início Religião Catedral São João Batista fará celebrações com transmissão ao vivo

Catedral São João Batista fará celebrações com transmissão ao vivo

Tradicional caminhada da cruz e procissão do senhor morto são cancelados em virtude do coronavírus

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Celebrações serão transmitidas pela Rádio Santa Cruz e por lives na página da PASCOM no Facebook – Divulgação

Dois eventos públicos que marcam a paixão e morte de Jesus Cristo na Sexta-feira Santa estão oficialmente cancelados. Conforme informações da Diocese de Santa Cruz do Sul, a Caminhada da Paixão de Cristo ao Parque da Santa Cruz e a procissão do senhor morto, que tradicionalmente ocorrem no Morro da Cruz e na praça Getúlio Vargas, em frente a Catedral São João Batista, não serão realizados em 2020 devido às recomendações para se evitar aglomeração de pessoas por causa do coronavírus.

A programação religiosa da Catedral São João Batista terá nesta quinta, 9, às 19h, a missa Instituição da Eucaristia. Na sexta, 10, às 15h, ocorrerá a celebração da paixão do senhor e às 19h a vigília do senhor morto, em substituição a procissão do senhor morto. No sábado, 11, às 20h, ocorrerá à vigília pascal e no domingo, 12, às 9h, a missa de Páscoa da ressurreição. Como os eventos religiosos não podem contar com a presença de público, as celebrações realizadas na Sexta-feira Santa e domingo de Páscoa serão transmitidas pela Rádio Santa Cruz. Todas as celebrações também estão sendo transmitidas em lives ao vivo na página da Catedral São João Batista – PASCOM na rede social Facebook.

ROMARIA CANCELADA
Também tradicional na Sexta-feira Santa, a romaria ao Cerro Botucaraí, realizada em Candelária, também foi cancelada pela Prefeitura Municipal e Paróquia Nossa Senhora da Candelária para evitar aglomerações. Em função disso, não haverá a celebração no local acompanhada da bênção de chás e da água recolhida na base do morro, assim como a Associação Cultural de Candelária Erico Veríssimo (Accev) não irá promover a encenação da Paixão e Morte de Cristo. Desde 2006, é a primeira vez que a encenação não será realizada. A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte comunica que não ocorreu a comercialização de espaços e não será disponibilizada iluminação no local. O estacionamento também está prejudicado em razão da área usada ainda apresentar uma lavoura de soja a ser colhida.