Início Colunas Catamarã, um projeto que deu certo!

Catamarã, um projeto que deu certo!

Ao me congratular com o aniversário de Porto Alegre, nossa capital, vejo a “cidade sorriso” em estado de graça. Verdadeiro canteiro de obras, que requer paciência da população, mas certamente será uma satisfação assim que estiver toda pronta para o maior evento já realizado no Brasil, o da Copa do Mundo.

O meio de transporte tem sido a maior preocupação das capitais pelo fluxo de turistas que haverá em nosso país. O “porto dos casais”, como também é chamada a nossa capital, sai na frente com o projeto Catamarã. Mais de um milhão de passageiros usaram este meio de transporte fluvial que tem sido a maior atração turística de Porto Alegre a Guaíba. O empreendimento deu tão certo que já estão para serem inaugurados mais terminais na Zona Sul, bairro Cristal e Ilha da Pintada. A estação estará em funcionamento até a próxima semana no Barra Shopping Sul. E, como sugestão, por que não para dias de jogos, Zona Sul até a Arena do Grêmio? O rio passa a menos de 200 metros. Pensemos nisso.

Nossa região tem um grande potencial a ser explorado. O Rio Taquari desemboca no Rio Guaíba. Por que não implantar, um terminal turístico de Taquari a Porto Alegre, que alcançaria a região de Venâncio Aires e cidades vizinhas? Outros poderiam ser em Cachoeira do Sul, Rio Pardo, que certamente atrairia Santa Cruz, Pantano, Encruzilhada. Estes passeios seriam inicialmente nos fins de semana. Dependendo da demanda, poderiam ser até diários.

O Brasil é contemplado pela natureza. Transporte fluvial de passageiros, assim como o de carga de grãos, arroz, soja, pode sim desafogar as estradas, evitando ceifar vidas vítimas de acidentes de trânsito. É necessário repensar alternativas para escoamento das safras, transporte coletivo, evitando o congestionamento que desaba nas grandes regiões metropolitanas. O trânsito nas médias e grandes cidades está um caos. Ou repensamos alternativas como as ferrovias com transporte de passageiros e de cargas, ou o colapso está bem próximo. O povo brasileiro merece uma resposta.

“Prova no cível: Dano ou extravio” – “De mercadoria transportada. Recurso extraordinário. Ação sumaríssima: óbice regimental não ultrapassado. Súmula 188: inocorrência de sua violação. Prova de culpa do transportador. Sub-rogação. Ação regressiva”.

“Levante-se com suas próprias forças. Quanto mais você falar em fraquezas, mais fraco se tornará”. (“Dicas para ser um vencedor” – Irmãos B. Ribeiro)