Everson Boeck – [email protected]
O setor de turismo de Santa Cruz do Sul recebeu um impulso a mais esta semana. Na terça-feira, 7, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Lazer, realizou a abertura oficial do Casarão Turístico do Rio Pardinho. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, secretários municipais e comunidade em geral.
Localizado na RSC-471, o Casarão trará mais desenvolvimento e agregando atividades empresariais, educacionais e artísticas dentro deste projeto da Prefeitura que será supervisionado pela Secretaria. O local tem 3.850 mil metros quadrados, com a construção original em 1890 e mais anexo instalado posteriormente, tendo o prédio um total de 525 metros quadrados.
Segundo a secretária Municipal de Turismo, Esportes e Lazer, Marla Hansen, com a iniciativa o Executivo quer estimular os empreendedores e artistas locais, além de valorizar o prédio histórico ressaltando o diferencial arquitetônico das casas mais antigas nessa região e, principalmente, do Casarão. “Ele (o Casarão) vem qualificar ainda mais a Rota Germânica do Rio Pardinho, que é o primeiro Roteiro Rural do Rio Grande do Sul e abrange os municípios de Santa Cruz do Sul e Sinimbu”, explicou.
Além de se confirmar como mais um importante ponto turístico do município, o Casarão também vai fomentar e valorizar artistas locais. A partir do mês de março, oficinas serão oferecidas para o público. O artista plástico Fernando Garibaldi, Alceu de Costa e Nelson Bazumiro dos Santos são alguns dos responsáveis por ministrar as oficinas e por descobrir novos talentos.
Em seu pronunciamento, a Prefeita Kelly Moraes destacou a importância da parceria com a comunidade, além do valor histórico e cultural do prédio. “Este é um local especial, com mais de 100 anos que, agora, também vai abrigar atividades culturais. Esperamos que a comunidade aproveite este espaço e continue preservando esse patrimônio que é de todos nós”, comentou.
Fotos: Rolf Steinhaus
Localizado na RSC-471, o Casarão trará mais desenvolvimento
O Casarão Turístico se confirma como mais um importante ponto turístico do município
ERVATEIRA
Em uma das salas do Casarão Turístico funciona a Ervateira Santa Cruz. A agroindústria produz erva-mate sem ingredientes químicos e adição de açúcar. A embalagem leva a imagem da Catedral São João Batista e o selo de produto santa-cruzense.
Para o proprietário da Ervateira Santa Cruz, Paulo Luiz Meinhardt, com a mudança a ervateira acaba atraindo também visitantes e, até mesmo, plantadores de erva-mate da região, dando mais qualidade para o produto e, também, fazendo com que o Casarão Histórico seja mais do que apenas um ponto turístico, mas também um espaço para fomentar o empreendedorismo.
CALENDÁRIO DE EVENTOS
No evento também foi lançado o Calendário de Eventos de 2012, que contempla mapas da cidade, fotos, localização de pontos turísticos, de hotéis, pontos de gastronomia, dentre outras informações importantes sobre Santa Cruz do Sul.
Após a cerimônia de abertura aconteceu a visitação e confraternização com produtos coloniais. As visitas ao Casarão Turístico serão feitas mediante agendamento prévio através do telefone (51) 3713-1288.
Prefeita Kelly Moraes visitando as novas instalações da Ervateira Santa Cruz, juntamente com o Pastor aposentado, Osvaldo Jahn, a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Marla Hansen, e o proprietário da Ervateira, Paulo Luiz Meinhardt
Além de diversas oficinas e atividades culturais, o Casarão Turístico
terá exposição de diversos trabalhos e produtos