Início Saúde Casa Geriátrica Vida Ativa: terceira idade

Casa Geriátrica Vida Ativa: terceira idade

Isso até pode parecer papo de quem já está na terceira idade, e sim, eu estou na terceira idade, talvez seja por isso que eu possa te dizer com convicção: eu vivenciei muita coisa em toda minha vida. Eu vivi alguns amores, vi meus pais partindo e alguns amigos indo embora antes da hora por falta de cuidado, presenciei meus filhos crescerem, cuidei deles como a coisa mais preciosa do mundo (pois eles realmente são).

Dentre todas as coisas que pude os ensinar, a mais valiosa delas talvez tenha sido cuidar de si mesmo. Para quem alcança a idade que eu alcancei, 80 e tantos anos, tenho a certeza que a coisa mais importante que carreguei até aqui, foi ter me preocupado com o bem mais precioso: a minha vida. Me esforcei para não adquirir o vício do cigarro durante os anos 70, pratiquei exercícios até os meus 65 (hoje prático somente minha caminhada matinal na rua de casa), eu e minha companheira sempre optamos por comidas saudáveis, realizei rigorosamente todos os meus exames periódicos e mostrei aos meus filhos o valor da vida.

Em tempos como o de hoje, é normal que a gente se assuste, fique com medo, se preocupe com quem amamos e com nós mesmos. Nunca falamos tanto em cuidado com a saúde e parece que só nesses momentos a gente entende o quanto somos valiosos, né? Toda pessoa importa, seja eu com minha idade já avançada, você que possui uns 40 e poucos, a dos seus filhos que talvez estejam curtindo a infância ou juventude: a gente importa, a vida de cada um importa e cuidar dela todos os dias é importante, principalmente para usufruir de grandes histórias e experiências.

Hoje, 7 de abril, celebramos o dia Mundial da Saúde, uma data criada pela Organização da Saúde para lembrar a importância que ela tem em nossas vidas. Períodos como o que vivemos hoje, reforçam ainda mais o quando o cuidado pode nos salvar e nos manter vivos. Acreditem, eu já contemplei muitas coisas e sei que vamos passar por essa, mesmo que eu nunca tenha vivido algo assim, sempre que contribuí fazendo a minha parte, passou. Um pedido e uma homenagem da Casa Geriátrica Vida Ativa a você: cuide de você, das pessoas que você ama e de mim. Leve bem as mãos e fique em casa.