Ricardo Gais
[email protected]
Quase seis meses depois, quando a Casa das Artes Regina Simonis teve que fechar as portas e encerrar a exposição “Da Loucura à Lucidez”, que contava com um acervo de uma família de Porto Alegre, devido ao avanço da pandemia de Covid-19, a Associação Pró-Cultura retoma as atividades no local nesta quinta-feira, 15, com a exposição “Formas de Expressão”.
De acordo com o vice-presidente da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, Danúbio Zitzmann, a exposição irá marcar a retomada das atividades no espaço e os 33 anos da Associação. “A pandemia escancarou um fato: saúde à frente de tudo. Isso nos norteou, porém não deixamos de agir e trabalhar em prol da cultura. Investimos em novos projetos, como o ‘Circuito na Casa’, ligado às redes sociais e às oficinas práticas de artes que aconteceram com poucos participantes e na modalidade virtual, dando suporte a artistas locais e ao nosso público mais fiel. Para isso recebemos apoio da Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Sul e da Lei Aldir Blanc”, explicou.
A exposição “Formas de Expressão” começa nesta quinta-feira, 15, e segue até o dia 24 de julho. Conforme Danúbio, a arte inédita no local também contará com a tradicional exposição de tapetes orientais, junto a um acervo de obras de artes, entre esculturas, gravuras e pinturas de nomes consagrados da arte contemporânea, apresentadas pela Galeria Bublitz. O público poderá conferir obras dos artistas Aldemir Martins, Carlos Scliar, Flávio Scholles, Iberê Camargo, Kenji Fokuda, Vasco Prado, Victor Hugo Porto, entre outros, além de oficinas de pintura ao vivo com Marcelo Hubner e Marcia Marostega, em dias e horários a serem divulgados nas redes sociais da Casa das Artes (@casadasartesreginasimonis).
Todo o acervo no local estará à venda. O público poderá conferir a exposição de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e nos sábados, das 10h às 14h, com entrada gratuita. “O convite é para que a comunidade venha nos prestigiar e comemorar nosso aniversário”, salientou Danúbio.
A abertura oficial será na sexta-feira, 16, às 19h30, com o workshop “Por que uma obra de arte tem valor”, conduzido pelo especialista Nicholas Bublitz. As atividades serão para comemorar o aniversário da Associação Pró-cultura do Município, que ocorreu em junho, e da Galeria Bublitz, que será em setembro.
O retorno das atividades seguirá todos os protocolos de prevenção à Covid-19, respeitando a capacidade máxima do local, uso de máscara, tapete sanitizante e o álcool em gel na entrada.