Ricardo Gais
[email protected]
A primeira exposição na Casa das Artes Regina Simonis terá início na noite desta sexta-feira, 15, para convidados e será aberta ao público em geral no sábado, 16. Denominada de “Da Loucura à Lucidez”, as obras expostas possuem um conceito que mexem com o imaginário do público e ao longo da exposição, conforme o visitante vai apreciando, o conceito vai suavizando ao encontro de obras em estilo clássico e romântico.
Conforme o idealizador da exposição, Danúbio Zitzmann, o acervo é de um casal que ao longo da vida colecionou os objetos em sua residência, em Porto Alegre, e que pela primeira vez, as obras se tornam públicas. “O acervo pertence ao casal Guerda e Paulo Pinho (IM) e eles tiveram muito amor, carinho e cuidado com essas obras”, disse.
O acesso às obras foi através do sobrinho Augusto Becker Jucá e sua família, que permitiram a experiência de realizar a exposição. “Quando essas obras vieram ao meu conhecimento, fizemos a proposta de criar a amostra com o material e eles aceitaram”, disse Danúbio.
Boa parte dos objetos estarão à venda no local. “São obras de bastante relevância a nível estadual, como o Piá Laçador”, sublinhou o idealizador. Ele também pontua que o nome da exposição se deu após ele analisar a obra ‘Brito Velho’ surgindo assim o nome da exposição que envolve loucura à lucidez. “A exposição inicia com artes que parecem uma loucura, mas elas têm um conceito, significado e tu vai suavizando até terminar numa coisa extremante clássica e romântica”, enfatizou. As obras terão anexadas um QR Code, no qual o público poderá acessar pelo celular e conferir um breve histórico do artista e valor das peças.
A exposição será aberta ao público neste sábado, das 10h às 14h, e segue até o dia 27 de fevereiro. Durante a semana, o horário para visitação é de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. A Casa das Artes Regina Simonis fica na Rua Marechal Floriano, 651. Todas as medidas de prevenção à Covid-19 serão seguidas e todos devem fazer o uso da máscara.