Construção localizada no coração de Santa Cruz do Sul completa centenário com programação que inclui exposição de obras de arte e bate-papo sobre o mundo da moda e estilo
LUÍSA ZIEMANN
[email protected]
Um século atrás um imponente prédio se erguia bem no coração de Santa Cruz do Sul. Não bastasse a estrutura chamar atenção por sua arquitetura e magnificência, o destino que esse prédio teria anos após a sua construção o tornaria ainda mais atrativo: abrigar a Casa das Artes Reginas Simonis. Para celebrar o aniversário do edíficio, localizado na esquina das ruas Marechal Floriano e Júlio de Castilhos, será realizado amanhã e sexta-feira o evento beneficiente Arte na Vitrine Larissa Carneiro. As vagas são limitadas, e o ingresso, que é válido para os dois dias, custa R$ 150.
A exposição promete unir cultura, arte, moda e estilo em um só lugar. Sob curadoria de Juliane Mai e produção cultural de Maria Celita Scherer, amanhã, das 19h30 às 21h30, haverá degustação de petiscos e espumantes e um desfile de moda inédito, que marcará o lançamento da coleção de inverno da Loja Larissa Carneiro. Na ocasião ainda serão sorteadas obras de arte com certificado de autenticidade. Já na sexta-feira, das 20h às 21h, Larissa – que é consultora de imagem – irá comandar um bate-papo sobre mitos e verdades no mundo da moda e estilo. Os participantes ainda concorrem a uma consultoria personalizada com a designer.
A exposição, que visa apoiar o centenário da Casa das Artes, através de ação beneficente, já está em atividade desde setembro de 2021, na Loja Larissa Carneiro. Conforme Juliane, as telas fizeram parte da vitrine e do ambiente de Larissa por cinco meses, mostrando que a arte interage com a moda e com o processo de autoestima e autoconhecimento. As artistas responsáveis pelas obras do Arte na Vitrine são: Marostega, Traudi Meurer, Elusa Borowski Morsch, Silvani Gassen Dal Forno e Juliane Mai, sob curadoria de Juliane.
De acordo com a curadora, a mostra foi projetada para mostrar que moda, estilo e arte se complementam, tendo como ponto central o belo. “As artistas escolhidas são residentes em Santa Cruz, com currículos e premiações internacionais, e o conceito da loja e da consultoria Larissa Carneiro vem de encontro a tudo que esse grupo visual se propõe: ter seu estilo único, tanto nas telas e esculturas, quanto na maneira de ser e vestir”, explica Juliane.
Aproveitando que os 100 anos da Casa das Artes são comemorados ainda em março, no mês da mulher, a Associação Pró-Cultura, mantenedora da Casa das Artes Regina Simonis, pensou em um evento que homenageasse a classe. Por isso a escolha da mostra, que tem tudo a ver com o sexo feminino, e valoriza obras de arte produzidas somente por artistas mulheres. Quem tiver interesse em prestigiar o evento deve garantir sua reserva através do WhatsApp da Casa das Artes, (51) 98923 7808 ao custo de R$ 150. O evento tem como parceiros Aero Burger, Dermatologe, Florense, Jorge Bischoff, Le Clér, Roccia e como apoiadores o Atelier Márcia Marostega, Dudees Dance e Laura Nobre.