Início Cultura Casa das Artes | Exposição resgata legado da artista Regina Simonis

Casa das Artes | Exposição resgata legado da artista Regina Simonis

Mostra inclui obras catalogadas e dados históricos da santa-cruzense que dá nome ao local do evento

Mostra reúne obras da Casa das Artes e de acervos particulares
Divulgação

Lucca Herzog
[email protected]

A nova exposição da Casa das Artes já está em andamento.A cerimônia de abertura de “Regina Simonis – Vida e Obra” aconteceu na quarta-feira, 23, após meses de pesquisas e planejamento. A mostra ficará disponível para visitação gratuita até o dia 30 de novembro, oferecendo à comunidade de Santa Cruz do Sul e região uma oportunidade única de apreciar a trajetória de uma das artistas mais importantes do cenário local. A curadoria e projeto de expografia é de Alex Brino.
A proposta que deu origem à exposição incluiu a catalogação de obras de Regina Simonis, tanto de peças já existentes no acervo da Casa das Artes quanto de outros materiais de acervos particulares, e foram cedidos para identificação e registro da coleção em repositório digital. O processo de registro das principais informações das obras foi realizado pela museóloga Camila Casarotto, em conjunto com uma equipe de curadoria da Casa das Artes. Junto ao trabalho de catalogação, foi realizado o de pesquisa e resgate histórico pelo historiador Mateus Silva Skolaude.
A combinação dessas iniciativas resultou em uma exposição abrangente, que não apenas apresenta o acervo, mas também contextualiza a importância pioneira de Regina Simonis no movimento artístico e cultural de Santa Cruz. Durante a mostra, os visitantes podem apreciar uma seleção de obras da artista, além de participar de atividades interativas e com acessibilidade, que promovem um entendimento mais profundo de seu legado.
A Casa das Artes divulgará, ainda, quatro palestras abertas ao público, abordando temas relacionados à vida e à obra de Regina Simonis, além de visitas guiadas para estudantes e pessoas com deficiência (PCDs), ampliando o acesso e a inclusão (material produzido por Fernando Costa). Após a exposição, a intenção é de que o material seja instalado em uma sala especial da Casa, ficando disponível para consulta da comunidade, mediante agendamento.
Além disso, tanto o acervo quanto a pesquisa serão digitalizados e disponibilizados gratuitamente em canais digitais da instituição e em repositório digital especializado. Com isso, pretende-se dar divulgação pública, valorizar o patrimônio artístico do acervo e estimular o público e estudantes, por meio de visitas de escolas.
O projeto “Regina Simonis – Vida e Obra” é uma iniciativa da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz – Casa das Artes Regina Simonis, com produção da Skené Projetos Culturais e financiamento através de recursos da Lei Complementar 195/2022 – Ministério da Cultura e Secretaria Estadual da Cultura, pelo Edital Sedac/LPG 11/2023 – Pesquisa, Registro e Memória. A divulgação de todas as etapas do projeto pode ser acompanhada pelo site casadasartesreginasimonis.com.br e nos perfis no Instagram (@casadasartesreginasimonis) e Facebook (@proculturasantacruz). Para agendamento de visitas de grupo ou escolas, o contato é pelo telefone 51.98923-7808.