Início Cultura Carnaval | SantaFolia leva grande público para o desfile das escolas na...

Carnaval | SantaFolia leva grande público para o desfile das escolas na noite de sábado

Após incertezas com a vinda do temporal, evento foi realizado no sambódromo da Marechal Floriano

A corte do SantaFolia recepcionou todas as escolas
Fotos: Ana Souza

Ana Souza – [email protected]

Tudo indicava que o último evento que encerrou a programação do carnaval SantaFolia 2023 não iria ocorrer. O temporal que causou diversos transtornos para Santa Cruz do Sul, momentos antes do início da programação, trouxe também expectativas para a realização do desfile das escolas de samba. Após horário adiado, das 20h para as 21h, foi confirmado e as escolas vieram repletas de alegria para amenizar o ocorrido. A rua Marechal Floriano se transformou na passarela do samba. O público lotou as quadras e foi contagiado com os enredos entoados pelos ritmistas das baterias, que deram um verdadeiro show. A organização esteve a cargo da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e da Associação das Entidades Carnavalescas.

Um verdadeiro show dos passistas da Império da Zona Norte

Na passarela cinco escolas desfilaram, cada uma teve o tempo de 40 minutos para evolução. O desfile, com a corte formada pelo rei momo Jader Silva, a rainha Stefani Taís da Silva Rodrigues e as princesas Nathaly Jordana Camargo de Sá e Karolaine Pereira dos Santos, ocorreu entre as ruas do Calçadão, iniciando na 28 de Setembro até a Galvão Costa, na altura do Monumento do Imigrante. A primeira a desfilar foi a Império da Zona Norte, da presidente Marli Câmara. Com as cores azul, preto e prata e os símbolos do Falcão e da Coroa, trouxe seis alas e cerca de 130 componentes que exaltaram o samba-enredo do amor pela escola, composto pelo músico Bako Lopes.

Evolução do mestre-sala e da porta-bandeira da Acadêmicos do União

A segunda a se apresentar, com 120 componentes, foi a Acadêmicos do União, comandada pela presidente Marta Nunes. Com as cores azul e branco e o símbolo da águia, ostentou o samba-enredo “Seu povo, sua história, a resistência centenária”, uma lembrança aos 100 anos do Clube União. A campeã de 2016 ostenta mais de 20 conquistas no Carnaval de Santa Cruz.

Comissão de frente da Imperatriz do Sol

Na sequência passou pela avenida do samba a Imperadores do Ritmo, do presidente Edinei Martins. Para o desfile a escola trouxe seis alas e 120 componentes, que exaltaram o samba-enredo “Felis Silvestris Catus, a magia dos animais”, com referência à história do gato, destacada na comissão de frente. As cores da escola são o vermelho e o branco e o símbolo a Coroa Imperial. Já conquistou quatro vice-campeonatos de carnaval.

Bateria da Imperadores do Ritmo

A quarta escola foi a Imperatriz do Sol, comandada pelo presidente Cristiano Calisto. Em seis alas com 180 componentes, trouxe o samba-enredo “Imperatriz Canta e Exalta a Comunidade do Leão”. A Imperatriz já foi campeã por nove vezes e traz as cores vermelha, branca, prata e dourada, e tem o leão como símbolo.

A Unidos de Santa Cruz, pela presidente Fernanda Cristina dos Santos, encerrou a noite. Com cinco alas e cerca de 120 componentes. A Oktoberfest e o Enart foram destaques na passarela do samba, uma parceria com o CTG Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, e o grupo de dança germânico Oktobertanz, de Santa Cruz. Uma das novidades foi a ala da Diversidade, composta por ativistas LGBT e simpatizantes. A escola já conquistou o carnaval de Santa Cruz em duas ocasiões. Trouxe as cores azul, amarelo e vermelho e tem o elefante como símbolo.

Diversidade foi destaque na Unidos de Santa Cruz

Os temas diversidade e proteção aos animais foram ressaltados. E como não poderia faltar os elementos essenciais das escolas: as baianas, passistas, mestre-sala e porta-bandeira, porta-estandarte e as crianças que mostraram que também têm samba no pé. Tudo isso ao som das baterias que, como sempre, se traduzem no coração dos desfiles carnavalescos. E na cadência dos ritmistas todos se empolgaram e fizeram a noite fechar com resultado positivo.

Programação fechou com chave de ouro

Durante todo o desfile a empolgação dos foliões foi destaque. Cantavam e sambavam juntos no ritmo das baterias. Vibravam por sua escola preferida e ostentavam as cores. No palanque, instalado em frente ao Palacinho da Praça da Bandeira, diversas autoridades se fizeram presentes, entre elas a prefeita Helena Hermany (Progressitas); a presidente da Câmara de Vereadores, Bruna Molz (Republicanos); o presidente da Associção das Entidades Carnavalescas, Paulo Henrique Ipê da Silva; vereadores e secretários municipais.

Momentos antes do desfile, Santa Cruz viveu momentos de apreensão com a vinda de um temporal. A prefeita Helena, em sua fala, ressaltou o pronto atendimento nas ocorrências e o alívio em poder realizar o desfile. “Foi uma grande luta para restabelecer tudo após o temporal. Fizemos uma programação do Carnaval para a comunidade conforme ela merece. As pessoas se esforçam muito para ter esta linda festa e se preparam para apresentar aos foliões a essência do Carnaval. Correm atrás de confeccionar as fantasias, preparar os enredos e trazer para o público! Merecemos ter o Carnaval de Santa Cruz!”

Prefeita Helena: “Foi uma grande luta. Santa Cruz
merece ter seu Carnaval!”

Carnaval tem que ter emoção, enfatizou o secretário de Cultura, Marcelo Corá. “Sem emoção não existe Carnaval. Tivemos um dia assim. Deixamos tudo organizado e pronto e de repente veio a chuva trazendo estragos na cidade. Ficamos trabalhando para a retomada dos espaços e limpeza. Cuidados não somente na avenida do samba, mas em toda a cidade. Para nós foi uma alegria muito grande entregar esta festa de encerramento do SantaFolia 2023. O tão esperado desfile depois de sete anos.”

Secretário Corá: “Uma alegria muito grande encerrar a programação com o desfile”

O presidente da associação, Paulo, resumiu em uma única palavra a realização do desfile: felicidade. “Estou muito feliz com tudo. Depois de tanto trabalho vamos poder fechar o evento com saldo positivo. Trouxemos a alegria das nossas escolas de samba de Santa Cruz do Sul e isso é muito gratificante em ver nossa comunidade desfilando. Todos uniram forças e a atitude da prefeita Helena foi fundamental para que o evento acontecesse. Agradecemos a todos os envolvidos!”

Paulo: “Depois de tanto trabalho, deu tudo certo!”

APROVADO

Pela primeira vez, Joice Cigana desfilava em Santa Cruz do Sul, fazendo parte de uma das alas da Império da Zona Norte. “O desfile está diferente mas, estamos muitos orgulhosos com tudo. Todos sambando e auxiliando a escola. Acompanhei a programação toda do SantaFolia e estava perfeito!”. No público estava Lucélia Marques, com a filha Gabriela, que acompanhavam com muita empolgação o evento. Natural de Santa Cruz, torcia pela escola do coração, a Acadêmicos do União. “É uma emoção muito grande ver a escola desfilar, chega a arrepiar. A chuva quase atrapalhou, mas no fim deu tudo certo!”

Lucelia e a filha Gabriela: torcendo pela Acadêmicos do União
Joice: primeira vez que desfila em Santa Cruz
Animação do público formou uma verdadeira integração ao evento