Início Cultura Carnaval | Marechal Floriano se transforma em sambódromo na noite deste sábado

Carnaval | Marechal Floriano se transforma em sambódromo na noite deste sábado

Abertura oficial ocorre às 20h30 com desfile das cinco escolas de samba a partir das 21h

Divulgação

Ana Souza
[email protected]

“Ó, abre alas, que eu quero passar”, na letra da música ‘Ó abre alas’, de Chiquinha Gonzaga, já sentimos a essência do Carnaval. E é neste ritmo que a Rua Marechal Floriano, no centro de Santa Cruz do Sul, se transformará no sambódromo do Carnaval Santa Folia, que ocorre na noite deste sábado, 17, com abertura oficial programada para às 20h30. A primeira escola a desfilar inicia sua apresentação a partir das 21h, com largada na esquina da Marechal Floriano com a 28 de Setembro, com término do desfile na Rua Tiradentes, na altura do Clube União.

Os foliões que forem prestigiar o evento poderão acompanhar o desfile das cinco escolas de samba de Santa Cruz do Sul, sendo a primeira a Império da Zona Norte, seguida pela Unidos de Santa Cruz, Acadêmicos do União, Imperadores do Ritmo e encerrando com a Imperatriz do Sol.

Em entrevista ao Riovale Jornal, o Secretário de Cultura, Marcelo Corá, enfatiza a expectativa para o evento. “É muito alta porque volta a ser um desfile competitivo, com jurados, valendo o título depois de oito anos. Além disso, o desfile na Marechal Floriano, de forma gratuita, traz um público acostumado a acompanhar essas atrações. No ano passado, mesmo com todo o problema do temporal que antecedeu o desfile, tivemos milhares de pessoas curtindo até o final o desfile-exibição das escolas de samba do município.”

Conforme o secretário todos os anos existem melhorias e novidades para realizar o Santa Folia. “Teremos um espaço para jurados e à imprensa frente a frente, com iluminação diferenciada na esquina da Borges. Teremos também uma melhor estrutura distribuída entre as três quadras de desfile.”

Ele ressalta também que a atual administração, pelo comando da prefeita Helena Hermany, tem como premissa apoiar a Cultura e o Carnaval, um dos nossos grandes patrimônios culturais, com uma história belíssima, que estava abandonado e sem apoio. “Então começamos a trabalhar na retomada do Carnaval desde o pós pandemia, 2022 e 2023, para agora termos um desfile belíssimo feito pelas cinco escolas, valendo título. Temos certeza que milhares de pessoas estarão presentes para torcer para sua escola, junto com amigos e familiares. O sábado será exclusivamente para o desfile das cinco escolas de samba. Não haverá atividades pós desfile, tendo em vista o horário de encerramento da programação, perto das 3h da manhã.

Para a realização de mais uma edição do desfile das escolas de samba, a prefeitura repassou para as escolas R$ 300 mil, para que elas pudessem fazer um Carnaval encantador e deslumbrante para população. Além disso, foi fechada uma parceria com a Assemp que irá ceder carros alegóricos para as escolas. Sabemos que todas estão se dedicando ao máximo para trazer novidades e esplendor”, frisou o secretário.

O que as escolas trazem para a avenida

Império da Zona Norte – O Bicentenário da Imigração Germânica no Rio Grande do Sul será tema da Império da Zona Norte. A data será lembrada em 25 de julho de 2024 com uma grande programação alusiva. O enredo traz como tema “A chegada de um povo trabalhador, seus costumes, fé e alegria nessas terras”.

Unidos de Santa Cruz – Com assinatura do coreógrafo e carnavalesco Sérgio Ávila, a Unidos de Santa Cruz traz como tema “A magia do Baobá, a árvore da vida e sua ancestralidade”. A escola vem para a avenida fazendo uso de materiais alternativos e muita criatividade.

Acadêmicos do União – Gerônimo Mendes traz sua criatividade como carnavalesco da Acadêmicos do União. O samba enredo na avenida será “Do pecado original à redenção no Carnaval”, levando como temática uma viagem pelos sete pecados capitais e a tradução de forma animada do que seria a avareza, luxúria, gula, inveja, preguiça, soberba e ira.

Imperadores do Ritmo – O movimento sindical no Brasil com o tema “Um levante vermelho e branco”, será o enredo da Imperadores do Ritmo. Demonstração dos atos de coragem que fazem parte da trajetória do Brasil, com as grandes navegações, os heróis destaques na história do País e sua formação, além da luta dos trabalhadores que fazem parte dos movimentos.

Imperatriz do Sol – Uma homenagem para a Liga de Integração do Futebol Amador (Lifasc) será o tema da Imperatriz do Sol. O futebol de Várzea estará representado. O objetivo com o samba enredo é ressaltar a história da entidade, bem como dos clubes e atletas.