Início Geral Carnaval | Escolhida a corte do SantaFolia 2023

Carnaval | Escolhida a corte do SantaFolia 2023

Evento ocorreu no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, com a presença da prefeita e de secretários e vereadores

Karolaine, Stefani e Nathaly: as soberanas do SantaFolia 2023
Fotos: Ana Souza

Débora Dumke – [email protected]

Na noite de sexta-feira, 10, foi realizada a escolha da corte do SantaFolia 2023 de Santa Cruz do Sul. O evento ocorreu no Pavilhão Central no Parque da Oktoberfest e reuniu grande público dentre eles, a presença da prefeita Helena Hermany (Progressistas), secretários e vereadores.

Cinco candidatas desfilaram graça, beleza e samba no pé para grande público na última sexta-feira

Na passarela do samba, cinco meninas desfilaram. Eduarda de Campos Bastos, pela Unidos de Santa Cruz; Gabriela Letícia da Silva, pela Império da Zona Norte; Karolaine Pereira dos Santos, pela Imperadores do Ritmo; Nathaly Jordana Camargo de Sá, pela Imperatriz do Sol; e Stefani Taís da Silva Rodrigues, pela Acadêmicos do União.

Logo após o desfile foi anunciada a melhor torcida, sendo escolhida a da Escola de Samba Acadêmicos do União. Em seguida, aconteceu a troca de faixa, em que o rei momo Jader Silva recebeu novamente a peça e a coroa em continuação do seu reinado. Após apuração dos votos dos jurados, foram anunciadas as grandes vencedoras. Stefani Taís da Silva Rodrigues foi coroada rainha do SantaFolia 2023, com 341 pontos. A 1ª princesa é Nathaly Jordana Camargo de Sá, com 329 pontos. A 2ª princesa é Karolaine Pereira dos Santos, que obteve 321 pontos.

Melhor torcida foi da Escola de Samba Acadêmicos do União

A prefeita Helena lembrou que, desde 2016, não acontecia o carnaval em Santa Cruz do Sul. “Eu fico muito feliz, pois neste ano vamos recuperar essa grande festa, que vai se estender por três finais de semana, com fechamento dia 25, no desfile das escolas de samba na principal rua da cidade, em que já ocorreram outros desfiles importantes. Assim também será para o carnaval de Santa Cruz, pois merecem pela luta e a garra que demonstram. Eu tenho certeza que a comunidade vai prestigiar esse grande desfile que teremos aqui. Parabéns a cada um de vocês. Tenho certeza que estão se preparando muito bem para dar um show e estaremos lá aplaudindo, festejando e valorizando o trabalho de cada um”, disse ela.

Prefeita Helena Hermany entrega a chave da cidade para o Rei Momo

O secretário da Cultura, Marcelo Corá, conta que as atividades carnavalescas planejadas para este ano representa muito para o município. “Depois de tanto tempo, montarmos uma programação com uma sequência de eventos é fazer com que Santa Cruz viva novamente o carnaval, vai ser muito bom. Está sendo o maior da cidade porque teremos três finais de semana com eventos bem destacados e bem diferentes para agradar a todos. A escolha da corte é um pontapé, um abre-alas onde a partir de agora os eleitos recebem a chave da cidade, transmitem e levam a folia para todos os cantos do município e também para outras cidades. Tudo tem uma simbologia muito especial. O Bailinho da Borges, sem dúvidas, se transformou em um evento regional. Recebemos excursões de fora da cidade, realmente se consolidou e é muito bem estruturado e para a família toda. Teremos realmente uma continuação que irá contemplar Santa Cruz e podemos usar fantasias em três finais de semana diferentes, ou seja, vai dar para sambar bastante”, informou.

O presidente da Associação de Entidades Carnavalescas de Santa Cruz do Sul, Paulo Henrique Ipê da Silva, contou que a expectativa para o desfile do dia 25 é grande. “Nossa felicidade é indescritível, pois foi uma luta nossa e estamos muito gratificados por isso, por ter uma boa negociação com o Poder Público e fazer esse resgate do carnaval. Para nós isso é muito gratificante, pois estamos resgatando nossa cultura, depois de seis anos sem o desfile”, frisou.

Rei momo Jader recebeu a faixa e a coroa do presidente Paulo

COM A PALAVRA, A CORTE

Para a nova rainha do carnaval santa-cruzense, Stefani, é muito gratificante poder representar sua escola querida. “Desde pequena eu estou na Acadêmicos do União. Santa Cruz do Sul e o carnaval representam cultura e é uma emoção muito grande”, comentou, emocionada.

Para o rei momo Jader Silva, que integra a Imperatriz do Sol, é um prazer imenso representar novamente a corte e continuar o reinado. “Estamos fazendo um trabalho muito interessante para que as pessoas entendam a necessidade e a importância que é o carnaval, não somente para os foliões, mas também para a cultura de Santa Cruz do Sul. Fazer com que a nova corte entenda a questão da representatividade, não é somente uma faixa e uma coroa, mas sim uma responsabilidade em fazer que o povo santa-cruzense seja representado no carnaval”, destacou.