Início Saúde Câncer de pele é o que mais atinge brasileiros

Câncer de pele é o que mais atinge brasileiros

Jéssica Ferreira
 
Na manhã desta última sexta-feira, 30, às 9 horas, deu-se início à Campanha de prevenção ao Câncer de Pele, pela Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (AAPOT) na Praça Getúlio Vargas. A campanha de prevenção ao câncer de pele tem o intuito de levar informação e promover a conscientização da população ao uso do protetor solar e sua importância.
A exposição da pele de forma inadequada ao sol pode trazer sérios danos e prejuízos à saúde. Segundo Gabriele Jacobs, assessora de Comunicação da AAPOT, a falta de cuidado com a pele pode prejudicar, e de acordo com estatísticas, o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil. “Às vezes por não ter nenhuma prevenção, a pessoa não dá muita importância. Geralmente, para quaisquer outros sintomas, é buscada alguma orientação médica, porém uma manchinha que aparece na pele pode ser algum risco e, se for cuidado desde o início, podem ser evitados demais danos”, comenta.
A AAPOT resolveu trabalhar nesta época do ano em cima desta campanha justamente por estar no auge do verão, e um trabalho de prevenção deste não tem sido priorizado na região. O evento promoveu atividades com fisioterapeuta, distribuição de água mineral e o desafio do protetor, onde pessoas que passavam para se informar da campanha eram desafiadas a passar protetor solar, recebendo orientações e dicas para aproveitar o verão da maneira certa.
Ao passar pela tenda da campanha, Euclides Barcelos de Oliveira, 68 anos, procurou se informar a respeito do câncer de pele e já aproveitou para passar protetor solar para dar continuidade às suas caminhadas. “A saúde é tudo que vale para gente, não tem dinheiro que paga. Se relaxarmos ficaremos pobres, e eu quero ficar rico, por isso preciso priorizar a minha saúde, valorizar ela para ter mais qualidade de vida”, comenta Euclides Oliveira em relação à importância de cuidar da saúde.
O evento contou com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A ideia é dar continuidade ao trabalho de prevenção através de palestras gratuitas que podem ser solicitadas na instituição, através do projeto AAPOT na Comunidade.
 
 
Jéssica Ferreira
Euclides de Oliveira aproveita a campanha para se informar e fazer o desafio do protetor