Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Único título em disputa na fatídica temporada 2020, marcada pela pandemia do coronavírus, Caxias e Grêmio iniciaram na noite da última quarta, 26, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, a decisão do Campeonato Gaúcho. Nos primeiros 90 minutos, o Grêmio largou na frente ao vencer por 2 a 0 e obteve a vantagem de jogar por um empate ou até derrota por um gol na partida de volta para comemorar o tricampeonato consecutivo e o 39º título estadual. Ao Caxias, somente interessa vencer por dois gols para levar a decisão para os pênaltis ou por três gols de diferença para levantar a taça da competição pela segunda vez.
A vitória tricolor na Serra começou a ser construída aos sete minutos. Isaque deu bonito passe para Pepê, que livre na área, dominou e bateu na saída do goleiro Marcelo Pitol, fazendo 1 a 0 para o Grêmio. Com mais posse de bola, comandados por Maicon e Jean Pyerre, o tricolor ditava o ritmo com troca de passes e criou boas situações de ataque. Já o Caxias apostou no contra-ataque e quase chegou ao empate com o lateral Ivan, que arriscou da intermediária e obrigou o goleiro Vanderlei a realizar grande defesa.
No intervalo, ocorreu uma falha de iluminação em duas torres do Estádio Centenário que atrasou o reinício da partida. Com a iluminação reestabelecida, o Caxias voltou melhor e chegou a empatar em cobrança de falta de Ivan desviada de cabeça por Bruno Ré, mas com auxílio do VAR, o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima anulou o gol ao marcar impedimento de Bruno Ré. Aos 32 minutos, o Grêmio decretou a vitória por 2 a 0 com o meia Everton, que aproveitou um rebote e acertou um bonito chute no ângulo do gol defendido por Marcelo Pitol.
Para o jogo da volta no próximo domingo, 30, o técnico Renato Portaluppi não terá o volante Matheus Henrique, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Lucas Silva deverá ser o substituto. Com suspeita de lesão muscular na coxa, o atacante Pepê é dúvida e caso não possa jogar, poderá ser substituído por Everton. No Caxias, o técnico Rafael Lacerda deverá manter a mesma equipe. A decisão entre Grêmio e Caxias ocorre neste domingo, 30, às 16h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.