No último final de semana, o vice-presidente da Federação Gaúcha de Judô e um dos idealizadores do projeto Judô Unisc, Carlos Eurico da Luz Pereira, esteve no Rio de Janeiro participando do lançamento do Campeonato Mundial de Judô de 2013, do curso de capacitação para o mundial de 2013 e da assembleia geral ordinária da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
Neste último, Pereira explanou ao presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira, sobre as garantias exigidas para a realização do Campeonato Brasileiro de Judô Sub-15, que, segundo o dirigente, está confirmado para ser realizado em Santa Cruz do Sul de 25 a 27 de maio. “Este evento é uma excelente oportunidade para nossa cidade demonstrar sua capacidade de mobilização, de realização e de bem receber, o que é fundamental para que Santa Cruz se consolide como subsede da modalidade de judô nos Jogos Olímpicos de 2016”, afirma Pereira.
Na ocasião, ele apresentou também o projeto arquitetônico do futuro Centro de Excelência de Judô de Santa Cruz do Sul, local que será destinado a receber as delegações estrangeiras para a aclimatação dos atletas olímpicos. “Será um legado esportivo enorme para a região, servindo de sede para a manutenção de projetos sociais e de judô de alto rendimento”, salientou.
Preocupação
Para o coordenador do setor Unisc Esporte, Fabrício Gianezini, a realização do evento no município engrandece cada vez mais a preocupação da universidade com o esporte. “Dentro de um planejamento anual temos como meta realizar eventos nacionais e dessa vez vamos receber o Campeonato Brasileiro de Judô, que nos faz pensar também nos alunos do projeto Judô Unisc, no qual já realizamos atividades com mais de 350 atletas de diversas categorias”, destaca.