Lucca Herzog
[email protected]
Na noite do domingo, 17, o Ginásio Poliesportivo se encheu de expectativa para o encerramento do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) 2024. Depois de três dias de atividades e apresentações, o resultado final da competição consagrou o CTG Ronda Charrua, de Farroupilha, como o grande campeão. Além da divulgação da classificação geral, a cerimônia de encerramento contou ainda com a dança de encerramento e integração, a fala de autoridades e uma entrega solidária de 4 mil brinquedos.
Liderando a premiação da categoria principal de Dança Tradicional, o CTG Ronda Charrua liderou as intensas apresentações realizadas desde sexta-feira, 15, no Parque Oktoberfest. O Ronda Charrua apresentou uma história que, entre surpresas e arrependimentos, celebrou o amor, a união e o perdão, ensinando que o maior legado são as memórias de quem amamos.
Segundo o patrão da entidade, Valdecir Zamboni, o resultado representa todo o trabalho e dedicação da equipe: “É uma emoção muito grande, sem dúvida. Só temos a agradecer a toda a invernada que se dedicou intensamente para chegar até aqui. Como patrão, posso afirmar que o esforço foi imenso, e este troféu é mais do que merecido. Enfrentamos muitas dificuldades, é verdade. Mas a união fez a diferença. Todos colaboraram, realizamos inúmeros eventos para arrecadação de recursos, e ninguém poupou esforços para tornar isso possível. O resultado que estamos vendo hoje é fruto do trabalho e da dedicação de cada integrante da nossa equipe”, vibrou.
A premiação ainda concedeu troféus ao CTG Tiarayú, de Porto Alegre, que ficou com a segunda colocação. O DTG Poncho Verde, de Panambi, garantiu o terceiro lugar, e o PTG Bocal de Prata, de Osório, ocupou a quarta posição, seguido pelo CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, que ficou em quinto lugar.
Em manifestação, a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Ilva Goulart, ainda exaltou o evento, afirmando que o Enart 2024 é uma demonstração rica da cultura gaúcha, com apresentações que sempre impressionam. “O resultado é o reflexo do trabalho árduo e da paixão de todos os envolvidos na preservação das nossas tradições”.
Classificação
DANÇAS TRADICIONAIS FORÇA A
1º lugar – CTG Ronda Charrua – 25ª RT
2º lugar – CTG Tiarayu – Porto Alegre – 1ª RT
3º lugar – DTG Poncho Verde – Panambi – 9ª RT
4º lugar – PTG Bocal de Prata – Osório – 23ª RT
5º lugar – CTG Rancho da Saudade – Cachoeirinha – 1ª RT
CTG Candeeiro da Amizade alcança o 10º lugar
Quem também mostrou crescente qualidade entre a elite dos grupos de dança tradicional no Enart foi o CTG vera-cruzense Candeeiro da Amizade. Entre os 21 grupos presentes na Força A do evento, o Candeeiro conquistou a 10ª colocação na classificação geral.
Como único representante da 5ª Região Tradicionalista, o grupo demonstrou uma evolução artística, superando a própria marca de 2023, quando ficou em 16º lugar. Para o coordenador da invernada adulta Flavio Silva, foi um testemunho do talento e da dedicação do elenco: “Mesmo enfrentando diversas dificuldades, mostramos uma capacidade incrível de superação, demonstrando resiliência e força de vontade em cada apresentação. Cada desafio enfrentado foi transformado em uma oportunidade para crescer e melhorar. Estar entre os dez melhores não é apenas um reflexo da nossa técnica e habilidade, mas também da nossa união e espírito de equipe. Continuaremos a trabalhar arduamente, com o mesmo compromisso e paixão, sempre buscando aprimorar nosso desempenho e superar novos objetivos”.
Segundo Flavio, são vários os fatores para esse resultado. Entre eles, destacou a seriedade e a qualidade de planejamento da equipe, bem como o apoio moral e financeiro recebidos: “Mantivemos um objetivo claro e focado, o que nos permitiu direcionar nossos esforços de maneira consistente e eficaz. A orientação e o conhecimento dos nossos instrutores e coreógrafos proporcionaram inovação e técnica, elevando a qualidade das nossas apresentações”.