Nelson Treglia
[email protected]
No sábado, campeão da Libertadores. No domingo, campeão brasileiro. Um fim de semana histórico para o Clube de Regatas do Flamengo, treinado por Jorge Jesus. O título brasileiro veio neste 24 de novembro, com a vitória do Grêmio (2 a 1) sobre o Palmeiras em São Paulo. Everton Cebolinha (pênalti) e Pepê (nos acréscimos do segundo tempo) marcaram para o Tricolor gaúcho. Bruno Henrique, de pênalti, fez o gol do Palmeiras.
Com o resultado, o Palmeiras não alcança mais o Flamengo na liderança do Campeonato Brasileiro, e o Grêmio está classificado para a Copa Libertadores da América 2020.
O Flamengo atinge um feito que só o Santos de Pelé havia obtido: ser campeão brasileiro e da Libertadores no mesmo ano. O Santos atingiu esse feito em duas temporadas: 1962 e 1963. Aliás, nesses dois anos, o Peixe do Rei do Futebol também foi campeão mundial, algo que o Flamengo poderá obter ainda em 2019, pois, ao ser campeão da Libertadores, disputará o Campeonato Mundial no Qatar.
Representante da América do Sul, o Flamengo entra direto na semifinal do Mundial, com adversário ainda indefinido. A semifinal com o time carioca ocorrerá dia 17 de dezembro, na cidade de Doha.
Se for campeão mundial, o Flamengo igualará outro recorde do Santos: ser campeão estadual, brasileiro, da Libertadores e mundial no mesmo ano. O Santos obteve esses quatro títulos em 1962.
Vale ressaltar que o Flamengo foi campeão estadual em 2019 com o técnico Abel Braga, antes da chegada de Jorge Jesus, que venceu o Brasileirão e a Libertadores.