Parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e o Esporte Clube Avenida promete entregar uma experiência esportiva inesquecível a um grupo de pessoas especiais.
A campanha “Lugar de autista é em todo lugar” levará crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) para assistir a partida entre o Periquito e o Sport Club Internacional no Estádio dos Eucaliptos, no dia 25 deste mês. Apresentada ao presidente do Avenida, Jair Eich, a campanha foi acolhida.
O projeto, idealizado pela assessora do gabinete do vice-prefeito Elstor Desbessell, Adriele Vargas, foi encampado pela Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase) e o clube de futebol. Tia de autistas, Adriele tem se empenhado em iniciativas que buscam ampliar a inclusão de pessoas com o transtorno.
A ideia surgiu ao constatar crianças nos estádios usando abafadores de ouvido, durante as transmissões dos jogos da Copa do Catar. Ao pesquisar sobre a situação, Adriele deparou-se com a iniciativa do Sport Club Corinthians Paulista, que conta com a torcida Autistas Alvinegros. Ela torce para que mais clubes adotem a iniciativa. “O objetivo principal dessa ação é proporcionar um momento de vivência especial e diferenciado para famílias que, muitas vezes, não têm essa oportunidade,” comentou.
Apresentada ao Avenida, a proposta foi acolhida. Conforme o diretor de marketing do clube, Diogo Louzada, após visita de representantes da Prefeitura, houve a definição do local que será destinado aos convidados da campanha. “O espaço reservado está sendo desenvolvido após alinhamentos, justamente para que esse público sinta-se seguro”, explica.
A ação beneficiará 10 crianças, acompanhadas por seus responsáveis, das entidades Luz Azul e Aira, que militam na causa autista. Elas também receberão os protetores auditivos, concedidos pelo Município, e camisetas alusivas à campanha. Conforme Louzada, a área demarcada para os autistas permanecerá reservada a este público durante os próximos jogos do Avenida. “Os protetores de ruídos ficarão no clube onde, conforme necessidade, os autistas poderão pegar emprestado para assistir aos jogos”, explicou.
Para o prefeito em exercício e secretário de Planejamento e Orçamento de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell, a campanha atende um anseio geral por uma sociedade mais inclusiva. “Precisamos instituir mecanismos que permitam a inserção das crianças autistas, garantindo a elas a possibilidade de desfrutarem de momentos como uma partida de futebol”, avaliou.
O secretário da Sehase, Everson Carvalho de Bello, frisou a relevância do projeto. “Acreditamos que essa iniciativa pode, além de incentivar autistas e suas famílias a frequentarem os ambientes esportivos, deixar nossa cidade ainda mais sensível às questões relativas a essa causa”, considerou. Conforme o secretário, por parte da Prefeitura, a iniciativa futuramente deve ser estendida a outras modalidades esportivas.