Divulgação/Agência Brasil
O objetivo evitar a disseminação da doença e proteger aos grupos mais suscetíveis
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina na próxima sexta-feira, 9 de abril, em todo o país. Devem ser imunizados idosos, crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos, gestantes, mães em puerpério (45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A orientação do Ministério da Saúde é para que pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também recebam a dose. Elas devem apresentar a prescrição médica no ato da vacinação.
A campanha começou no último dia 22 e tem como público-alvo 49,6 milhões de pessoas. A meta do governo é imunizar 80% dessa população. Estão sendo distribuídos 53,5 milhões de doses que protegem contra três tipos de gripe, incluindo a gripe A. Em todo o país, 65 mil postos de saúde e 240 mil profissionais de saúde participam da imunização.
Em Santa Cruz do Sul, a vacinação ocorre no Centro Materno Infantil (Cemai), posto de saúde Central, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação (Stifa) e Sistema Integrado de Saúde (SIS), junto à Universidade de Santa Cruz do Sul.
Informações Agência Brasil