Início Geral Campanha da Liga Feminina vai disponibilizar roupas às famílias em situação de...

Campanha da Liga Feminina vai disponibilizar roupas às famílias em situação de vulnerabilidade

Varal Solidário – Divulgação

Quem tem sobrando, doa. Quem precisa, pega. Com este intuito, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz está promovendo um “Varal Solidário” no estacionamento do Centro de Oncologia Integrado (COI) do Hospital Ana Nery. A iniciativa começou nesta quinta e segue nos próximos dias, enquanto durarem os itens disponíveis para doação.

Segundo a presidente da Liga, Michele Henn Waechter, a ação foi incentivada pela onda de frio intenso que está atingindo a região. “Felizmente, nossa entidade tem recebido muitas doações de roupas e decidimos por compartilhar com todos aqueles que necessitam. Como circula diariamente uma grande quantidade de pacientes oncológicos no COI, de toda a região, muitos de baixa renda, tivemos a ideia do varal”, comenta.

A presidente explica que a Liga possui mais de 200 pacientes cadastrados, todos com diagnóstico confirmado, residentes em Santa Cruz e de baixa renda. “Selecionamos as famílias que estão passando por maiores dificuldades neste cenário de pandemia e estas têm recebido alimentos, roupas, calçados e mantas de lã, confeccionadas com quadradinhos de tricô. As entregas são realizadas por um grupo de visitadoras voluntárias, diretamente na casa dos pacientes”.

Mesmo com esta distribuição, a entidade ainda possui uma grande quantidade de roupas, calçados, gorros de lã, cachecóis e lenços disponíveis para doação. Foi assim que surgiu a ideia do varal. “Solicitamos a autorização do Hospital Ana Nery, que prontamente apoiou nossa iniciativa. Montamos a estrutura em um local aberto e de fácil circulação, para evitar a aglomeração de pessoas”, destaca Michele. A partir disso, novos itens serão expostos no varal diariamente. À tardinha, o material é recolhido para ser exposto novamente no dia seguinte.

Desapego

Todas as doações recebidas passam por uma seleção. Parte é selecionada para os “Desapegos” promovidos pela entidade e o restante é encaminhado aos pacientes. Já foram realizadas duas edições, uma em outubro de 2020 e outra no início deste mês, onde juntas arrecadaram quase R$ 8 mil. Um novo “Desapego” está previsto para acontecer ainda neste ano, no início do verão. Todo o valor arrecadado é utilizado para auxiliar na compra de medicamentos que a Liga fornece aos seus assistidos, com um custo aproximado de R$ 4 mil ao mês.

As doações podem ser entregues diretamente na sede da Liga, localizada no Centro de Oncologia Integrado do Hospital Ana Nery, de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h.