Início Religião Campanha da Fraternidade: tema busca preservação da natureza

Campanha da Fraternidade: tema busca preservação da natureza

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida”, foi lançada na última quarta-feira, 1º de março, a Campanha da Fraternidade 2017. Organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha é da Igreja Católica brasileira e será trabalhada em todas as dioceses e paróquias do país, especialmente durante a quaresma, período que antecede a Páscoa e que foi iniciada também na última quarta-feira. O lançamento oficial aconteceu em Brasília, na manhã de quarta, e em Santa Cruz do Sul, uma missa na Catedral São João Batista, na noite do mesmo dia, marcou o início da campanha. 

Lançamento aconteceu na quarta-feira, durante missa que abriu o período de quaresma, celebrada por Dom Aloísio Dilli

De acordo com o texto-base da campanha de 2017, o objetivo geral da igreja ao propor esse tema, é “cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho”. O lema da campanha, retirado da Bíblia, será “Cultivar e guardar a criação” (Gênese, capítulo 2, versículo 15). 

Durante a missa de lançamento, na noite da última quarta-feira, o bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Dilli, destacou que a Campanha da Fraternidade está inserida dentro do espírito da quaresma, que por sua vez prepara as pessoas para a Páscoa. “Em outras épocas, a cerimônia de batismo era realizada apenas no período de Páscoa, porque a Páscoa é a celebração máxima da Igreja, da vitória da vida sobre a morte, assim como o batismo é a celebração da vida cristã que se inicia. O objetivo da quaresma é preparar as pessoas para esse momento de celebração, é resgatar em cada um o espírito de fraternidade que é necessário diante da Páscoa. E a Campanha da Fraternidade objetiva trabalhar, a cada ano, um aspecto diferente desse Espírito Fraterno”, disse ele ao ‘Riovale Jornal’. 

De acordo com Dilli, a comunidade deve aproveitar o período da quaresma, que deve ser de oração e reflexão, para iniciar uma mudança interna, tendo como base esse Espírito Fraterno, e trabalhando dentro de si também o tema da Campanha da Fraternidade do ano. Diante do tema de 2017, ele orienta, assim como Dom Sérgio da Rocha, que as pessoas busquem saber mais sobre os biomas, para que possam conhecê-los melhor e admirá-los, mas também saber como agir para melhor protegê-los. “É preciso refletir sobre as causas dos problemas que afetam esses biomas e refletir sobre a ação de cada um, sobre nossas posturas diante dos biomas em que estamos inseridos”, disse Dom Sérgio.

O presidente da CNBB também apontou que dentro desse contexto é fundamental refletir sobre as relações com os povos de cada um desses biomas. “Os povos originários são guardiões desses biomas”, disse ele, apontando que é importante entender como esses povos se relacionam com o bioma em que vivem. Dom Aloísio Dilli, por sua vez, apontou que essa reflexão está incluída no exercício do Espírito Fraterno. “Cuidar da relação com o próximo é ser fraterno. A palavra ‘Frater’, em latim, significa irmão. Precisamos ver os outros como irmãos”, destacou. 

Dentro dessa linha de pensamento, Dilli também aponta algumas atitudes que podem ser tomadas para vivenciar o tema da Campanha da Fraternidade, e o próprio Espírito Fraterno: “separar o lixo para que ele possa ser reciclado, fechar a torneira na hora certa para diminuir o consumo de água, são exemplos de atitudes que podemos ter. Fazendo isso estaremos ajudando a preservar os biomas, mas também estaremos preservando para que outros possam ter água, para que as gerações futuras possam ver a natureza também. Estaremos partilhando. E isso é ser fraterno, é voltar-se para Deus”. 

Materiais e subsídios estão disponíveis para ajudar as comunidades, famílias e cidadãos a vivenciarem o propósito da campanha. O cartaz pode ser baixado gratuitamente na internet, por meio do link www.campanhadafraternidade2017.com.br, assim como as cifras e partituras dos cantos.Também é possível fazer o download do arquivo com todas as músicas do CD, entre elas o Hino Campanha da Fraternidade 2017, de autoria do padre José Antônio de Oliveira e Wanderson Freitas.

No Brasil, a Campanha já existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre acontece na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, época na qual a igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola. O tema da campanha é sempre escolhido com dois anos de antecedência, e o de 2017, de acordo com o presidente CNBB, foi escolhido a partir de uma sugestão dada há três anos, de que se abordasse a preservação do bioma Cerrado. Ele explicou que as falas do Papa Francisco, que vem procurando despertar uma consciência ecológica maior nos fiéis, também tiveram um peso grande na decisão de abordar esse tema.

Biomas brasileiros

Conforme introdução ao Texto Base da CF/2017, “um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação é similar e contínua, cujo clima é mais ou menos uniforme, e cuja formação tem uma história comum”. No Brasil temos seis biomas: Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Pampa. Na área de abrangência da Diocese de Santa Cruz do Sul, há dois biomas identificados: Mata Atlântica e Pampa.