Início Geral Câmara de Santa Cruz reabre Tribuna Popular depois de 24 anos

Câmara de Santa Cruz reabre Tribuna Popular depois de 24 anos

Plenário Nilton Garibaldi vai receber representantes de duas entidades na segunda-feira, 7
Foto: Jacson Miguel Stülp

A reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul vai ter um momento importante na próxima segunda-feira, dia 7, com a reabertura da Tribuna Popular depois de 24 anos. Duas entidades vão utilizar o tempo de 10 minutos logo na abertura da sessão: a Associação Cultural, Recreativa, Esportiva e Beneficente Imigrantes (Acrebi), de Rio Pardinho, que vai abordar os festejos dos 170 anos de imigração alemã no nono distrito, e o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sindicontábil), que discorrerá sobre doações do Imposto de Renda.

A retomada se dá com a reforma do Regimento Interno do Legislativo, que permitiu uma nova regulamentação para o uso da Tribuna Popular pela comunidade. Ela vai funcionar antes da primeira reunião de cada mês, partindo da inscrição de entidades constituídas há no mínimo um ano. Serão 10 minutos para serem utilizados pelo orador e a inscrição deve ser feita até sete dias antes da sessão. Somente após 16 reuniões, a mesma pessoa poderá ocupá-la outra vez.

Segunda vez

Esta é a segunda vez que ocorre que a Tribuna Popular passa a ser usada pela comunidade. Em 1998, por cinco meses, as entidades ocuparam o espaço para divulgar atividades dentro do Legislativo. A estreia ocorreu no dia 10 de agosto daquele ano, com Célia Marguit Zingler, do Sindicato dos Bancários, abordando a instalação de portas giratórias nos bancos; Luiz Rogério Boemcke, do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), que falou sobre a produção de alimentos sem agrotóxico; e João Batista Kuhn, que enfocou o Encontro Estadual de Jovens que seria realizado na cidade. Porém, após a quinta sessão da Tribuna Popular, ela acabou interrompida, até porque não era dentro de uma reunião ordinária da Câmara Municipal.

Legislativo recebe 11 projetos para a sessão de segunda-feira

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizará a reunião ordinária na segunda-feira, 7, a partir das 16 horas, no Plenário Vereador Nilton Garibaldi, quando começa a debater 11 projetos novos que ingressaram na pauta. De origem do Executivo Municipal são os que dispõem sobre o Regime Jurídico dos Servidores Municipais; a autorização para a realização de asfaltamento e cobrança de melhorias das ruas Professor Guido Seffrin e Santana; a criação de  um cargo de psicólogo e três de assistente social; a abertura de crédito especial no montante de R$ 7.754,06 para custear despesas da Secretaria de Saúde; a contratação de cinco técnicos em enfermagem; alteração da lei do Conselho Municipal do Idoso; desafetação e a alienação de imóvel no Loteamento Vila União; instituição do Programa Casa Verde e Amarela; abertura de crédito suplementar de R$ 920 mil para despesas da Secretaria da Educação. Do próprio Legislativo, Cleber Pereira (União Brasil) propõe reconhecimento da atividade e do exercício físicos como essenciais em tempos de crise.

Indicações

• Bruna Molz (Republicanos) requer urgência para o resgate de filhotes de animais abandonados e a instalação de iluminação nas ruas São Vicente de Paula e Santa Sofia

• Raul Fritsch (Republicanos)  indica a implantação de uma praça na Rua Pedro Thier Filho

• Ilário Keller (Progressistas) indica a colocação de redutor de velocidade na Rua Arnoldo Trinks

• Serginho Moraes (PTB) requer sinalização para estacionamento por 15 minutos defronte à Farmácia Associadas, na Avenida Deputado Euclydes Nicolau Kliemann; limpeza, troca de lâmpadas, repintura e recapeamento da ciclofaixa da Rua Barão do Arroio Grande, e canalização do esgoto na Travessa Ibarama.

• Nicole Weber (PTB) requer a execução da fiação subterrânea de eletricidade defronte à Casa de Artes Regina Simonis

• Bruno Feller (PDT) indica a execução de melhorias na Rua João Martin Buff