A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realiza nesta quarta-feira, 17, uma audiência pública sobre feminicídios, a partir das 18 horas. A reunião foi solicitada pela vereadora Nicole Weber (PTB), que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos do Legislativo, para debater questões relativas à violência contra a mulher e o aumento dos casos de feminicídio nos municípios do Vale do Rio Pardo.
O objetivo da audiência é que entidades da sociedade civil se encontrem, juntamente com a comunidade para participar do debate sobre um assunto de relevância. Neste ano, cinco mulheres foram assassinadas na região e o Vale do Rio Pardo registrou três feminicídios apenas no mês passado.
Conforme Nicole Weber, requerente da audiência, o debate permite trocas entre todas as entidades envolvidas nos casos de violência contra a mulher e feminicídios, o que melhora o atendimento que é prestado em todos esses setores. “Essa conversação da rede de proteção sempre é benéfica, uma cidade pode levar suas experiências e políticas públicas bem sucedidas para as outras”, explica.
O encontro foi solicitado pelos Conselhos Municipais de Saúde e de Direitos da Mulher, que participam da reunião juntamente com vereadores e representantes da Prefeitura e do Poder Judiciário. Também foram convidados para compor a mesa membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, das polícias civil e militar, da Subseção de Santa Cruz do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil, e delegados dos municípios onde foram registrados feminicídios, como Venâncio Aires, Encruzilhada do Sul, Candelária e Rio Pardo.