EVERSON BOECK
[email protected]
Com um número recorde de projetos na pauta, a reunião extraordinária da Câmara Municipal de Vereadores da última quinta-feira aprovou por unanimidade orçamento municipal de pouco mais de R$ R$ 283 milhões para o ano de 2012. Os vereadores votaram 25 projetos sendo que parte destes havia sido encaminhada pela Prefeitura no decorrer da tarde, após uma reunião da prefeita Kelly Moraes com a base aliada em seu gabinete.
Junto com o orçamento, também foram aprovadas – por unanimidade – as 31 emendas apresentadas pelos legisladores. Segundo os vereadores, mesmo que a Comissão de Finanças tenha emitido parecer de inconstitucionalidade para todas as emendas, elas foram aprovadas com a justificativa de apoiar as iniciativas do Legislativo. “Nossa parte está sendo feita. O Executivo terá seus motivos para vetar ou não as propostas”, afirmou o presidente da Câmara, André Scheibler.
No final da tarde desta quinta-feira os vereadores tiveram que correr contra o tempo para construir acordos e organizar o calendário das votações, pois o orçamento já havia sido entregue pela prefeita na sexta-feira, 16, mas houve a entrada dos novos projetos esta semana. Destes, quatro envolviam o funcionalismo municipal, porém apenas um entrou na pauta, o qual tratava de adequações de padrão salarial para cargos como agente administrativo, programador e técnico de informática. Além disso, a proposta apresentava ampliação das atribuições de certos cargos, uma vez que alguns servidores atualmente estão cumprindo obrigações que não são de sua competência segundo o estatuto que rege o serviço público.
Aproximadamente 200 pessoas, entre servidores concursados e representantes de diversas comunidades, estiveram no plenário acompanhando a reunião. Outra sessão extra acontece na próxima terça-feira, 27, às 10h30min, para que os demais projetos sejam votados e encaminhados.