A Câmara de Vereadores realizou sessão ordinária nesta segunda-feira, quando aprovou nove projetos. Entre eles está o de autoria do Executivo, que declara a Associação Recreativa Medalha de Ouro de utilidade pública.
A associação foi fundada no dia 20 de novembro de 2006, sendo uma entidade sem fins econômicos, que tem como objetivo desenvolver entre seus associados à recreação esportiva, a prática desportiva e de esporte competitivo, bem como realizar atividades de caráter social, cultural, assistencial, cívico, de saúde e de lazer, através de promoções internas e externas.
Idealizada pelo atleta olímpico Fabiano Peçanha, a AMO foi criada para desenvolver o atletismo na rede escolar de ensino, a fim de oportunizar e incentivar os jovens talentos, a desenvolverem suas habilidades naturais, lhes proporcionando novos caminhos para a vida, através do esporte. Além disso, buscava encaminhar os de maior destaque para uma equipe de atletismo que, na época, era mantida pela Universidade de Santa Cruz do Sul, inclusive possibilitando a eles acesso ao ensino superior, através de bolsas de estudos.
Mas em meados de 2007, Fabiano mudou-se para uma equipe de Porto Alegre e logo depois para o Esporte Clube Pinheiros de São Paulo. Esta mudança fez com que o projeto da Associação Medalha de Ouro ficasse temporariamente suspenso.
No final de 2014, a universidade anunciou o encerramento das atividades da equipe de Atletismo, desta maneira ameaçando que dezenas de jovens atletas que a ela representavam, ficassem sem clube, sem bolsas de estudos e, portanto, com seus sonhos de futuro abalados. Sensibilizado com os acontecimentos, Fabiano Peçanha, rescindiu seu contrato com o Esporte Clube Pinheiros, retornando para Santa Cruz do Sul para auxiliar na reativação da Associação Medalha de Ouro.
Em 2015, a Associação retomou suas atividades e passou a contar, também, com um trabalho voltado ao rendimento esportivo, abraçando de imediato a todos aqueles atletas que haviam perdido seus vínculos com a equipe de atletismo da universidade local.
Com uma nova diretoria recém formada e com Fabiano passando a representar voluntariamente a AMO como atleta e coordenador técnico, a universidade firmou parceria com a entidade, oferecendo-lhes bolsas de estudos a atletas da AMO, para que desta maneira a entidade pudesse manter uma de suas premissas, que é a de ser um projeto social e esportivo com intuito de, através do atletismo, ser um auxiliar na formação de seres humanos íntegros. A parceria entre a UNISC e a AMO se estende até os dias atuais e nunca foi interrompida.
Desde 2015 a AMO foi filiada junto a Confederação Brasileira de Atletismo, tornando-se uma equipe referência na região e uma das mais vitoriosas do Rio Grande do Sul, já tendo conquistado mais de 350 medalhas de ouro em diversas competições em diversos países (Brasil, Paraguai, Colômbia, Marrocos, Peru, Uruguai, Chile, Suíça, Espanha, Argentina) e em inúmeras cidades de vários estados brasileiros e municípios gaúchos.
Destaca-se a equipe ter uma integrante da seleção brasileira adulta principal, nos campeonatos Ibero Americanos de Atletismo (Jaqueline Weber), ter conquistado a melhor qualificação de uma atleta gaúcho na corrida de São Silvestre/SP (Filipe Cargnelutti), ter obtido títulos nacionais juvenis interestaduais e interclubes (Gabriela Bender), ter atletas campeões universitários e brasileiros Sub 23 (Hélen Spadari e Victor Mateus Maier), ter um aluno integrante do projeto campeão brasileiro escolar (Daniel Zimpel de Almeida), além de inúmeros atletas campeões estaduais em suas respectivas provas e campeões de várias corridas de rua. A AMO, em apenas 5 anos de reativação, vem tendo participação sempre relevante em competições e eventos de todos os âmbitos.
Em 2017 a equipe se tornou Vice-Campeã Estadual Adulta de Atletismo, sendo superada apenas pela centenária Sogipa, de Porto Alegre. Em 2020, a AMO desenvolveu, em conjunto com o Estrela da Sorte, o Certificado de Contribuição Associação Medalha de Ouro, como forma de angariar recursos para permitir não só a manutenção do que já vem sendo realizado, mas principalmente, para criar condições de viabilizar a todos os objetivos da entidade, que estão baseados em três pilares: uma escolinha de atletismo e projeto social, que atenderá crianças da rede escolar especialmente em situações de maior vulnerabilidade, permitindo-lhes um encaminhamento para a vida; uma equipe de rendimento, que participa ativamente das competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais, que é o espelho e a motivação dos integrantes da escolinha, além de ser o projeto de futuro da maioria das crianças, especialmente as de maior destaque e talento. A equipe de rendimento é, também, a porta de entrada para um curso superior, através da parceria da AMO com a Unisc; e estrutura, que é a construção, ao longo do tempo, da sede própria da entidade, permitindo que seus associados e projetos possuam um local adequado para a realização de todas as atividades. A sede deverá contar, ainda, com uma pista atlética sintética, que vem sendo aclamada pela população há muitos anos. A estrutura permitirá que a AMO seja o local mais adequado e seguro para a prática da corrida para os associados, além dos integrantes dos projetos.
Outras matérias
Ainda foram aprovadas as seguintes matérias: de autoria do vereador João Cassepp (PSDB), para a denominação de via pública de rua Maria Eleonora Trinks; de autoria do vereador Gerson Trevisan (PSDB), o projeto que institui o “Junho Violeta” no município de Santa Cruz do Sul; de João Cassepp, que denomina praça no bairro Belvedere de Praça Vó Naia; de autoria do veredor Hildo Ney Caspary (Progressistas) que denomina via pública de Claudio Laureno Henn e de rua Professor Wilson Ademar Griesang; de Gerson Trevisan, que denomina via pública de rua Olásio de Fraga; de João Cassepp, que denomina via pública de Rua Professor Walkyr José Cruz; de Cesar Cechinato (PSDB), a concessão da condecoração de Mérito Desportivo a Fábio Teixeira da Silveira.
Entre os pedidos de informações aprovados, o vereador Bruno Faller (PDT) requer informações sobre ações relativas ao retorno das aulas; Gerson Trevisan (PSDB) busca informações sobre o serviço permissionário de táxi; Bruna Molz (Republicanos) ingressou com expediente referente ao cadastramento referente a veículos de tração animal e o número de veículos de tração animal emplacados.
O vereador Mathias Bertram (PTB) indica a realização de melhorias na Travessa Santo Inácio e a recuperação de trajeto da Rua Vereador Benno João Kist. João Cassepp (PSDB) requer a colocação de quebra-molas na Rua Barão do Arroio Grande, de faixa de segurança defronte ao Supermercado Miller do centro. Bruno Faller (PDT) busca a realização de melhorias na Travessa Erica Thomé.
Gerson Trevisan (PSDB) indica a realização de limpeza e conservação na praça existente entre a Rua Espírito Santo e a Rua Pita Pinheiro. Solange Finger (PSD) requer à Brigada Militar a reativação do Posto da Brigada Militar de Rio Pardinho.
Francisco Carlos Smidt (PSDB) indica o patrolamento e colocação de brita na Travessa Ilópolis, a colocação de contêiner para acondicionamento de lixo na junção da Rua Padre Antônio Vieira com a Rua João de Barros.