Em sessão ordinária realizada por teleconferência no final da tarde dessa segunda-feira, 13, os vereadores aprovaram a alteração do decreto de calamidade pública, emitido pelo Executivo Municipal.
O mesmo foi muito debatido pelos vereadores, que pediram uma maior flexibilização pela abertura do comércio em Santa Cruz do Sul, visto que não existem casos mais subsistentes de coronavírus no município. Os vereadores entendem que é possível se reabrir o comércio desde que sejam observadas normas mínimas de segurança.
Também foi aprovado o projeto para a contratação de cinco eletricistas, dois pedreiros, três operários e um pintor.
Entre as proposições diversas, o vereador Hildo Ney Caspary requer a lista de cargos em Comissão no Poder Executivo. O vereador Zé Abreu solicita a espera por procedimento vascular de alta complexidade, a arrecadação oriunda do pagamento de taxa de água, a fiscalização sobre aglomeração de pessoas vedada em face da Covid-19.
Mathias Bertram requer a arrecadação oriunda do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada e as reuniões realizadas e aprovações feitas pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Gestão – CDFG.
Alberto João Heck busca informações sobre a quantidade de alimentos doados à Prefeitura para serem distribuídos em função da Covid-19. Heck também apresentou pedido de informações à Susepe referente ao apenado Paulo Henrique Lersch.
O vereador Hildo Ney Caspary indica a inclusão, no Gabinete de Emergência do combate do coronavírus, de representante do Sindilojas, CDL, Sinduscon, Câmara de Vereadores, ACI e do setor industrial. Ainda requer que a Rua Santo Augusto se torne sentido único para trânsito.
O vereador Elo Ari Schneiders indica a implantação de rede hídrica em São Martinho. Francisco Carlos Smidt requer a eliminação de buraco na esquina da Rua Padre Belser com a Rua Dr. Arthur Germano Fett. Mathias Bertram requer a eevisão do Decreto que permite somente o trabalho de cinco pessoas em obras.
Alberto Heck indica a destinação de recursos ao Programa de Merenda Escolar das Escolas Municipais. Gerson Trevisan requer melhorias na esquina da Rua Ernesto Alves com a Rua Ramiro Barcelos, a execução de obra de calçamento da Rua Niderau Farah, inclusão de membro da Polícia Civil no Gabinete de Emergência, melhoria no asfalto da RSC 471 próximo ao Km 116, autorização da venda de produtos via modalidade Take-Away, distribuição de gêneros alimentícios aos alunos das escolas municipais.
Zé Abreu requer a retirada de lixo na Travessa Um, próximo da Rua Guilherme Kuhn, a colocação de quebra-molas defronte à Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Christiano H. Schmidt.
Mathias Bertram requer a viabilização da participação de todos os Vereadores no Gabinete de Emergência Municipal e a abertura do comércio mediante obediência a regramentos.