LUÍSA ZIEMANN
[email protected]
Reunir os amigos em uma roda de chimarrão numa tarde de domingo. Levar os filhos para tomar um sorvete em um passeio no centro da cidade. Aproveitar o sábado para fazer compras no comércio local. Com certeza são coisas que a maioria dos santa-cruzenses já fez na cidade, como no Centro, por exemplo, onde uma obra em andamento dará mais conforto ao público, segurança aos motoristas e embelezamento ao local. O calçadão da Rua Marechal Floriano está praticamente em sua reta final, para organiza o fluxo de veículos e pedestres, além de tornar ainda mais atrativo um dos mais belos cartões-postais do município.
Já famosa pelo Túnel Verde das tipuanas que a acompanham por toda a sua extensão, a Marechal Floriano deve ficar mais humanizada e acolhedora após a conclusão do calçadão. Nos últimos meses, três quadras da rua se tornaram um canteiro de obras. As primeiras intervenções ao longo da via se iniciaram em junho de 2019 pela empresa Progetto Sul, de Lajeado, mas, em janeiro de 2020, o contrato foi rompido.
A empresa Elo Construções e Instalações, de Porto Alegre, assumiu as intervenções, que foram reiniciadas em setembro daquele mesmo ano. Além do aumento nas dimensões do passeio público, o projeto também inclui alterações no ajardinamento e embelezamento da via. Os recursos são do Badesul Desenvolvimento – Agência de Fomento do RS com contrapartida da Prefeitura – o orçamento é de R$ 2.881.193,30.
A primeira etapa consistiu na revitalização do calçadão já existente na Praça Getúlio Vargas e na quadra entre as ruas Júlio de Castilhos e 28 de Setembro. Depois, se iniciaram as obras de extensão do passeio público nos demais quarteirões, começando pelo trecho entre a Sete de Setembro e a Tiradentes, em frente ao clube União Corinthians. Posteriormente, se passou para as outras duas quadras, da 28 de Setembro até a Sete de Setembro.
No trecho em frente à Praça da Bandeira, a execução foi iniciada em 10 de janeiro deste ano. Após a remoção dos paralelepípedos e repavimentação, foi feita a execução dos passeios, que foram ampliados e confeccionados em pedra basalto. Ao final de todo esse processo nas três quadras, a obra entrará em sua fase final, quando receberá a instalação de deques, floreiras, bancos, pergolado e outros itens. O projeto ainda prevê a colocação de postes galvanizados com luminárias em led e novos arcos metálicos de luzes coloridas, que poderão variar conforme a temática escolhida para cada evento ou festividade do município.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a última medição da fiscalização da obra concluiu que ela já alcançou os 69% e segue o cronograma de trabalhos. A liberação total do trânsito na Marechal Floriano está prevista para até o final deste mês, enquanto a conclusão completa da obra será ainda neste ano. Porém, ressalva o órgão, por se tratar de uma obra a céu aberto, que depende das condições climáticas, não está sendo divulgada uma data exata de entrega.
Melhorar e valorizar o local
Seguindo a tendência mundial de humanização dos espaços públicos, a revitalização do calçadão da Floriano visa aumentar o potencial turístico do município e valorizar os empreendimentos instalados em um dos principais pontos de encontro da comunidade. Em uma rua onde há um comércio diversificado – restaurantes, choperias, cafés, lojas de vestuário, entre outros –, o transtorno causado pelas obras de revitalização tem sido grande. Porém, o que se prevê é que os ganhos em turismo, lazer e comercialização serão volumosos e compensadores.
Conforme o projeto da Prefeitura, seu principal objetivo é a valorização das árvores que compõem o Túnel Verde e, com a ampliação dos passeios públicos, fazer com que as pessoas permaneçam mais tempo na Floriano, desfrutando a paisagem e o comércio local. A obra está sendo acompanhada por uma equipe técnica do Executivo: a arquiteta e urbanista Cláudia Silva Babick e o coordenador de Projetos Urbanos e Obras Públicas, engenheiro civil Daniel Feuerharmel, da Secretaria de Planejamento e Orçamento; e o engenheiro eletricista Éderson Boeck Streck, da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.