LUÍSA ZIEMANN – [email protected]
Depois de quase um mês de interdição da calçada central da Avenida do Imigrante, o laudo elaborado pela Defesa Civil e pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) definiu que será preciso refazer por completo o passeio público do local. No dia 14 de dezembro a calçada teve de ser interditada devido à ruptura de parte de laje de cobertura do canal do Arroio do Imigrante, que aconteceu na noite de 9 de dezembro. O estudo realizado pelas instituições apontou que existem fissuras em vários trechos da passagem, apresentando risco aos pedestres que circulam pelo local.
Ainda em dezembro, o coordenador da Defesa Civil do município, Anderson Teixeira, afirmou em entrevista exclusiva ao Riovale Jornal, que o motivo do ocorrido era incerto e que, por conta disso, a ruptura poderia acontecer também em outros pontos da calçada. Para evitar possíveis acidentes, a Prefeitura optou pelo bloqueio total do local. Além de fitas, a sinalização de interdição foi feita com cavaletes instalados ao longo da via para alertar sobre o risco de desabamento do piso.
De acordo com o prefeito em exercício e secretário de Planejamento, Elstor Desbessel, a maior preocupação é com a segurança dos santa-cruzenses. “O laudo finalizado pela Defesa Civil e Corsan apontou fissuras em vários pontos, o que pode trazer riscos para quem utiliza a passagem, e por isso vamos trocar todo o piso”, destaca. “Estamos tomando todas as precauções para que não aconteça nada mais grave. Por isso, reforçamos a orientação para que as pessoas não caminhem ali por cima enquanto não estiver resolvido.”
No momento a Prefeitura está avaliando o custo da obra para projetar a execução dos trabalhos. “Se dentro do possível ficar dentro dos valores, nós vamos fazer um chamamento emergencial, sem abrir licitação”, explica Desbessel. “Nossa ideia é ter novidades ainda durante a semana sobre o início da reforma.” As paredes laterais que sustentam a calçada não serão substituídas, apenas será colocada uma nova cobertura pré-moldada pronta.
Por enquanto, o passeio central, que é um ponto de encontro de pessoas e também utilizado para prática de exercícios físicos, segue interditado. A recomendação continua sendo para que o público não acesse o local e não descumpra as medidas de segurança. Como a Avenida do Imigrante reúne muitas pessoas, sobretudo aos finais de semana, a Guarda Municipal está periodicamente fiscalizando o local e orientando os visitantes.