Na próxima semana, o governo federal levará sua Caravana Federativa a Porto Alegre, para esclarecer dúvidas e apresentar soluções relacionadas às temáticas de patrimônio e transferências de recursos da União. A Caixa Econômica Federal (CEF) também integrará a comitiva para atender demandas dos municípios, principalmente em relação ao programa Minha Casa, Minha Vida e à construção de moradias para as famílias desabrigadas no Vale do Taquari. A informação foi prestada ao secretário-executivo do Escritório de Representação do Estado do Rio Grande do Sul em Brasília (EBSB), Henrique Pires, pelo superintendente nacional de Relacionamento Institucional da CEF, Marcelo Zardo Brettas.
A caravana acontece entre 19 e 20 de outubro. O secretário-executivo do EBSB destacou a importância da iniciativa, pois reunirá representantes de diversos ministérios e agentes financeiros do governo federal, principalmente da Caixa Econômica Federal, para auxiliar estados e municípios na implementação de políticas públicas. “Nós, do EBSB, prestamos apoio às prefeituras em Brasília. A parceria e a aproximação com a CEF são fundamentais”, disse Pires.
Brettas informou, ainda, que o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será lançado na próxima semana, em Porto Alegre. No Estado, estão previstos investimentos de R$ 75,6 bilhões, abrangendo a construção de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida; duplicação da BR-116, entre Porto Alegre e Pelotas; construção das alças de acesso à nova Ponte do Guaíba; e construção das barragens de Arroio Jaguari, em São Gabriel, e Arroio Taquarembó, em Dom Pedrito.