Os meios digitais crescem em importância no mundo dos negócios. Pela facilidade de acesso e custo relativamente baixo de investimento atraem cada vez mais empresas e profissionais que vêem nas mídias sociais um caminho para vender produtos e serviços e fortalecer suas marcas. Transformar os esforços de divulgação na internet em resultados, contudo, exige bem mais preparo, alerta o consultor em negócios digitais, Victor Morais, palestrante do Café Empresarial de dezembro, realizado na manhã de terça-feira (4). “Acelerando Negócios Digitais” foi o tema que apresentou a empresários e profissionais de empresas que lotaram o auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, na última edição do evento no ano. Principal ação de networking da ACI, o Café Empresarial tem o patrocínio do Banco de Desenvolvimento Econômico do Extremo Sul (BRDE), da Universidade de Santa Cruz (UNISC) e conta com o apoio do Café Preto.
Desmistificar a jornada de compra do cliente e mostrar os principais processos na hora de escalar uma campanha de marketing de algum serviço ou produto nos meios digitais foi o foco da apresentação de Victor Morais. Filmmaker e empreendedor, com mais de mais de oito anos de atuação em projetos digitais, em sua palestra propôs questionamentos para provocar reflexões sobre o tema. Como acelerar o crescimento digital de forma previsível e lucrativa, utilizando os meios digitais, e o que as pequenas empresas podem fazer para faturar de forma sustentável na internet foram assuntos abordados.
A decisão sobre qual mídia é melhor investir na internet depende da persona, do produto e do diferencial da empresa ou profissional, explica Morais. O primeiro passo é ter uma persona bem definida, sair do lugar comum e valorizar os diferenciais do negócio. “Para se obter melhores resultados na internet é preciso saber como falar, com quem falar e quando falar”, destaca o consultor.
Um dos segredos é saber otimizar campanhas de marketing para se diminuir o custo de aquisição de cliente, melhorar o engajamento com a marca e aumentar a taxa de retenção de usuário/cliente. “Afinal, não adianta trabalhar forte em adquirir um cliente novo e ele não gostar do produto ou serviço que comprou”, afirma.
Victor Moraes listou os principais erros que as empresas cometem em suas campanhas no mundo digital.
– Não ter persona bem definida, o famoso “todo mundo é meu cliente”.
– Não produzir conteúdo. É preciso criar um relacionamento contínuo com o cliente, produzindo conteúdos que tragam resultados, ou seja, que estejam relacionados ao que sua audiência está buscando.
– Não gerar leads. Um lead é uma oportunidade de negócio para a empresa, e uma boa gestão dessas oportunidades é muito importante para alcançar resultados com o Marketing Digital.
– A oferta não está clara. Ter clareza e foco no que se pretende comunicar é fundamental.
– Não medir dados importantes e basear os resultados apenas em métricas de vaidade (curtidas).
Networking
O Café Empresarial é um espaço da ACI para relacionamentos, negócios e informação. Os convidados são recepcionados com um café da manhã e depois participam de uma dinâmica de apresentação e troca de cartões. A palestra é uma das atrações do encontro.