Conhecer as ações das empresas da região dos Vales em relação à adaptação às mudanças climáticas: esse é o objetivo da nova pesquisa que a Unisc e a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz lançaram na manhã de terça-feira, 25, na edição de junho do Café Empresarial. Com isso, a iniciativa busca auxiliar empresas a planejar estratégias de longo prazo para responder de forma eficaz aos desafios que essa nova realidade impõe aos setores produtivos nos próximos dez anos.
O Doutor Markus Brose, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional/Unisc, e o Doutor Pietro Dolci, professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e em Sistemas e Processos Industriais, foram os palestrantes do encontro, realizado no auditório da ACI. Os dois apresentaram a autoridades e empresários da região um panorama sobre oportunidades e desafios para as empresas diante da aceleração das mudanças do marco regulatório e do mercado financeiro para adaptação climática.
Agrônomo, formado pela Universidade de Kassel (Alemanha), com Mestrado em Administração Pública pela Universidade de Londres e Doutor em Sociologia Política pela Universidade de Osnabrueck (Alemanha), Markus Brose analisou exemplos de casos de inovação motivados por desastres climáticos ocorridos ao longo da história no mundo, e como resultaram em mudanças nas sociedades envolvidas. “As mudanças climáticas fazem parte do novo normal, e não são apenas ambientais, são desafios econômicos e políticos”, ressaltou.
O professor destacou a necessidade de as empresas estarem atentas às alterações legislativas – federais e estaduais – na área ambiental, tais como taxação de carbono e obrigações em realizar inventários de emissões de gases de efeito estufa. Alertou também para potenciais implicações jurídicas sobre o negócio, e recomendou o investimento na cultura de prevenção.
Administrador de empresas formado pela FURG e Mestre e Doutor em Administração com ênfase em Sistemas de Informação e Apoio à Decisão pela UFRGS, Pietro Dolci compartilhou sua experiência na área de gestão, abordando o uso de ferramentas e metodologias colaborativas e ágeis para auxiliar as empresas no planejamento e na resolução de problemas complexos em momentos de crise.
Markus Brose esclarece que a intenção da pesquisa é sensibilizar as empresas para construir uma visão de longo prazo na região, pensando para além do desastre climático. “Isso é extremamente importante, porque daqui a dez anos, os atuais governos que estão agora atuando não estarão mais, mas as empresas e a população estarão daqui há dez ou 15 anos, e a Universidade também”.
Neste contexto, o especialista destaca que organizações como a ACI e outras entidades podem também, a partir dos resultados deste estudo, preparar-se melhor para fornecer informações e capacitações para auxiliar as empresas nesse processo, contribuindo para aumentar a capacidade de resiliência da economia regional frente a novos desastres.
Para Pietro Dolci, isso só é possível com planejamento e prevenção. “Quanto mais dados tivermos, mais estaremos preparados para fazer essas análises, entender as necessidades das empresas da região e da comunidade e, com ferramentas de gestão como os métodos ágeis, poder responder a esses problemas complexos que vivemos hoje”.
O link da pesquisa será encaminhado pela ACI às empresas associadas por e-mail. Os interessados em participar podem entrar em contato com a entidade pelo fone/whatsapp (51) 3713-1400.
Mobilização pelo RS
O presidente da ACI, Ario Sabbi, reforçou comprometimento da entidade com as ações de reconstrução do RS e a causa ambiental. “Estamos engajados e atuantes em várias frentes com o objetivo de apoiar as empresas nesse desafiante momento de reconstrução do Estado”.
Cassio Arend, diretor de Governança ambiental e social (ESG) da ACI, atuou como mediador. Na oportunidade, também fez o convite para a segunda edição do evento ESG Experience, que ocorrerá no dia 15 de agosto, em uma parceria da ACI com a Unisc. O Café Empresarial conta com o patrocínio da Bitencourt Corretora de Seguros, Unisc, Wizard Idiomas, Lisaruth, Dinda Card e Himarte Internet.