Início Especiais Cães são resgatados e recebem cuidados necessários

Cães são resgatados e recebem cuidados necessários

Meninas tiram animais das ruas e lhes dão abrigo

Bruna com um dos pets abrigados pelo grupo
Fotos: Divulgação/RJ

Luana Ferraz Cardoso – [email protected]

O cuidado com os bichinhos é de extrema importância, sejam qualquer espécie ou tamanho. Mas entre todos, está o melhor amigo e companheiro do ser humano, o cachorro. Ele traz alegria e amor por onde passa, ele demonstra gratidão ao seu dono protetor, em cada latido e em cada olhar.


Assim como uma pessoa cuida seu animalzinho, ele está sempre pronto para com, garras e dentes, proteger quem o ama. Os cachorrinhos estão sempre ao lado de seus donos, seja em tempos difíceis ou em momentos felizes, eles são amigos para todas as horas. Tendo a mesma importância que qualquer pessoa pode ter. Eles devem ser cuidados e receber o tratamento necessário, quando preciso.


Muitas instituições são voltadas para o cuidado e proteção dos animais. No município de Santa Cruz do Sul, muitas pessoas ajudam no tratamento e doam recursos para ajudar os bichinhos. Um grupo formado por cinco pessoas, residente no município, resgatam cachorros que foram abandonados ou estão passando por vulnerabilidade, e abrigam os mesmos em suas próprias casas, até que sejam adotados. Mas para que eles recebam o tratamento e vacinação, medicação e alimentação necessária, é preciso recursos. Graças à bondade e empatia de muitas pessoas, mesmo as que já possuem o seu pet, contribuem com doações para ajudar o grupo a manter os animais bem alimentados e cuidados.

Estopinha, de aproximadamente 2 anos, é castrado e vacinado


Cada membro do grupo fica com determinados cachorros, até encontrarem uma família para eles. Para que alguém possa os adotar, é necessário entrar em contato com uma das voluntárias e será marcado um horário para visita ao pet que o adotante tem interesse. É preciso que a pessoa possua uma casa com pátio fechado, para melhor segurança do animal, o mesmo também deve se responsabilizar pelas vacinas e atendimento veterinário sempre que necessário.


Uma das voluntárias, Bruna Luiza Sins, que faz parte do grupo há cinco anos, desde o início, comenta sobre as atividades exercidas pelos voluntários. “Na maioria das vezes as pessoas nos pedem ajuda, ou nos deparamos com animais abandonados em estado de vulnerabilidade. Quando possível, fazemos o resgate, uma de nós abre as portas da sua casa pra receber esse animal e contamos com a ajuda da população para custear tratamentos, vacinas, vermífugo e ração. Depois de estarem aptos, encaminhamos para adoção responsável. Após o estado de saúde se estabilizar, encaminhamos a castração para o animal, para que assim evite a procriação e que mais animais sofram nas ruas. Sempre prezamos por uma entrevista completa com os possíveis tutores, para que possamos entender a rotina da família, se o animal terá a assistência necessária por adoção! Depois de estarem aptos, encaminhamos para adoção responsável, e ficamos por um período de tempo averiguando a adaptação do animal.” Mais informações pelo número (51) 99610-8894 com Bruna.