Início Geral Cães e gatos: Feira de Adoção dos Protetores é amanhã

Cães e gatos: Feira de Adoção dos Protetores é amanhã

Dani Klafke

Animais precisam de um lar

Neste domingo, 16 de junho, os Protetores de Santa Cruz promoverão mais uma feira de adoção. Na sexta edição do evento, os únicos animais disponíveis para doação serão os resgatados pelo grupo. A prioridade é encontrar lares para cães e gatos que estavam nas ruas e vítimas de maus tratos, portanto crias de fêmeas com tutores não serão admitidas.
Essa decisão partiu de uma constatação feita neste meio ano de trabalho voluntário: algumas pessoas adotam animais e não os castram, gerando ninhadas indesejadas, que, muitas vezes, acarretam em casos de maus tratos, entre eles, o abandono.  Aceitando a participação de filhotes com tutores, os Protetores acreditam estar incentivando a procriação descontrolada de cães e gatos, enquanto um dos principais objetivos do grupo é controlar a superpopulação.

Dani Klafke

Termo de compromisso sendo preenchido na última feira realizada

“Para cada filhote que nasce, 15 cães e 45 gatos também podem nascer”, explica uma das veterinárias apoiadoras do grupo, Fernanda Ruschel. Um dos motivos para não castrar animais é a falta de informação, mas segundo a profissional, o procedimento traz muitas vantagens, tais como: diminui o risco de doenças, evita fugas e brigas que podem acarretar acidentes graves, acaba com latidos e miados excessivos que ocorrem durante o cio, reduz o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território, etc.
A castração é, portanto, uma exigência feita pelos Protetores aos adotantes. Além disso, outros compromissos com o bem-estar dos animais são firmados no termo de adoção. Oferecer tratamento veterinário, alimentação adequada e manter o animal em ambiente confortável e seguro, como pátio fechado para adotantes de cães que moram em casas, são alguns deles. Os voluntários reforçam que, antes de levar um cachorro ou um gato para a casa, as pessoas precisam se conscientizar da responsabilidade que estão assumindo, ou seja, que só adotem se realmente tiverem condições financeiras, de tempo e de espaço para oferecer uma boa qualidade de vida ao pet.

Dani Klafke

Produtos à venda com renda destinada aos tratamentos dos animais

A VI Feira de Adoção dos Protetores será no Pavilhão 2 do Parque da Oktoberfest, das 10h às 17h. Na ocasião, o grupo também estará recebendo doações de ração, vermífugos, antipulgas, camas e cobertas para os animais. Outra forma de colaborar será comprando produtos que terão a renda destinada a cobrir custos de tratamentos veterinários.