P. Rosemar Ahlert – IECLB Santa Cruz do Sul
O Evangelho nos ensina: “a verdade vos libertará” (Jo 8.32).
Penso que, não raro, o ser humano prefere a mentira e a ilusão. Cito alguns exemplos.
No que se refere à saúde é fácil de perceber que nem todos querem a verdade. Alguns se aborrecem quando o médico diz não haver nada de errado com eles. Preferem a ilusão de que estão doentes para que possam ter pena de si mesmos ou para arrumarem algum encosto. Outros se aborrecem quando o médico, falando a verdade, diz haver um problema. Preferem a mentiram de que estão bem e acabam não se cuidando.
Outro exemplo está na literatura. Não fazem sucesso aqueles escritos fantásticos que dizem que não há dificuldade que não possa ser vencida pela força do pensamento? Pensamento positivo, fé em si mesmo, fé na fé e por aí vai. É claro que a autoestima faz bem e precisa ser fortalecida. Mas, a ilusão vai durar até quando? Veja quanto sucesso e quanto mal já fizeram os escritos fantasiosos sobre o fim dos tempos! Mentiras, enganos, devaneios!
Grave é o que ocorre no trânsito. Não gostamos das fotografias que retratam a verdade. Preferimos a ilusão infantil de que acidentes só acontecem com os outros. Vivemos na perigosa ilusão de que dirigimos melhor do que eles e de que o nosso “vaso não é de barro”!
No aspecto religioso está claro que fazem sucesso os pregadores que prometem mundos e fundos. Estão em alta os vendedores de ilusões sobre prosperidade, enriquecimento, curas e exorcismos. É Verdade que Deus tem poder para realizar qualquer milagre. Eu creio nisso. Rogo a Deus que faça conforme a SUA vontade. Mas, ele não nos estabeleceu como seus encarregados para negociar suas bênçãos que são gratuitas. “Circos” bem armados estão na moda. Teologias encarnadas e libertadoras não tem muita penetração. Não interessam. Verdades incomodam.
Não quero mencionar a política, mas lembro que nem sempre se dão bem os candidatos que falam a verdade e que tem boas propostas. A verdade incomoda e liberta. A mentira ilude e escraviza.
Não adianta tapar o sol com a peneira e nem viver da ilusão de alguns números enganosos, cadastros ultrapassados, desculpas e explicações pouco confiáveis. Conviver com a verdade é doloroso. Contudo, só a verdade liberta. A mentira e a ilusão são como remédio doce que não cura. Pense um pouco sobre isso.
Avisos:
Cultos de sábado (16.06): 14.30 La. Sete, S. Ceia., e Gustavo Adolfo, 18.30 h S.Ceia.
Cultos de domingo (17.06): Pinheiral 9 h S. Ceia e Ações de Graças; Bom Pastor 9.15 h S.Ceia, Ações de Graças/Almoço. Centro 9.30 h S.Ceia;
Culto de 21.06- Renascença 19.30 S.Ceia.