Início Sem categoria "Cabo de Guerra" e as histórias do "Eixo do Mal"

"Cabo de Guerra" e as histórias do "Eixo do Mal"

Alyne Motta – [email protected]

“Uma verdadeira tempestade política varreu o Rio Grande do Sul durante os quatro anos de mandato da Governadora Yeda Crusius (2007-2010). Pela primeira vez na história, uma mulher foi eleita para administrar os destinos de 10 milhões de gaúchos”, declara o jornalista Políbio Braga.
“Mais do que uma verdadeira batalha, a dirigente política era oriunda de um pequeno partido, com apenas cinco dos 55 Deputados da Assembleia Legislativa. Mas ela estava disposta a executar seu duro programa de saneamento fiscal e financeiro do setor público estadual”, escreveu ele na orelha do seu livro “Cabo de Guerra”.

Divulgação/Políbio Braga e Assessoria Yeda Crusius

Jornalista Políbio Braga lança livro sobre o período em que Yeda Crusius foi governadora

CABO DE GUERRA
Uma história por trás da história. É isso que promete o jornalista Políbio Braga com o seu livro, que em 499 páginas conta “os sucessos e as insidiosas ações movidas sistematicamente pelo Eixo do Mal para desestabilizar o Governo Yeda Crusius no Rio Grande do Sul”.
“Trabalhei três anos nesse livro. Comecei quando Yeda ainda era governadora, porque ali mesmo percebi que havia um material consistente, abundante e eletrizante a ser apurado e mineirado”, explica o jornalista, comentando sobre as dezenas de vezes que esteve com a ex-governadora, conferindo informações.

Divulgação/Políbio Braga

“Cabo de Guerra” conta histórias do governo estadual

Para adquirir todo o material, entrevistou seis dezenas de secretários e 27 réus da Operação Rodin, além de examinar milhares de clippings da época, milhares de páginas de inquéritos policiais e processos judiciais. “O mais difícil foi sistematizar tudo isto, selecionar o material mais relevante”, revela Políbio.    
Trabalhando como jornalista em seu site, Políbio apurou dados, acompanhando tudo em tempo real. Sobre revelar histórias que não chegaram à mídia na época, “é o que todo jornalista deseja fazer ou sonegar, dependendo se está do lado da verdade ou da mentira”, afirma. “Eu sempre estive ao lado da verdade”, acrescenta.

Divulgação/Políbio Braga

Jornalista autografa sua obra a partir das 15h, na Livraria Iluminura

Dividido em 39 capítulos, o livro traz cinco cadernos com 70 fotos dos principais personagens, como a ex-governadora Yeda Crusius, que estará presente no lançamento na tarde de hoje, 27 de outubro, em Santa Cruz do Sul, a partir das 15h, na Livraria e Cafeteria Iluminura (Borges de Medeiros, 471). A obra custa R$ 75.