Início Bastidores dos Festivais Buenas e M'Espalho, Joca Martins, Lucio Yanel e Airton Pimentel

Buenas e M'Espalho, Joca Martins, Lucio Yanel e Airton Pimentel

Realizada na noite desta quarta-feira, no Teatro São Pedro em Porto Alegre, a cerimônia de entrega do 21º Prêmio Açorianos de Música. O Grupo Buenas e M´espalho, formado por Ângelo Franco, Cristiano Quevedo e Shana Muller foi o vencedor do Disco do Ano no Gênero Regional do 21º Prêmio Açorianos de Música. No Gênero Regional foram premiados também, Joca Martins como Intérprete pelo “CD 25 anos”, Lucio Yanel como Instrumentista pelo CD “Folclore Argentino” e Airton Pimentel por “Léguas de Milongas”.
Nesta edição, houve um tributo musical à cantora Elis Regina, nos 30 anos de sua morte. O compositor Luiz Carlos Borges pelos 50 anos de carreira, o programa de TV Galpão Crioulo pelos 30 anos e Paulo Cruz pelos 60 anos de carreira receberam menção honrosa.
Este é o maior prêmio fonográfico do Rio Grande do Sul, realizado pela Coordenação de Música da Secretaria da Cultura de Porto Alegre e homenageia os destaques da produção de 2011. Compreende oito categorias, sendo que a de melhor disco é dividida em gêneros erudito, instrumental, regional, pop e MPB. Em cada melhor disco nesses cinco gêneros são premiados também compositor, intérprete e instrumentista. Há premiação ainda para os melhores DVDs, espetáculo, disco infantil, arranjador, produtor musical, projeto gráfico e artista revelação.

Cinco músicas representam o Rio Grande do Sul no Festival “Viola de Todos os Cantos” em São Paulo
Começou no dia 10 de maio e vai até o dia 22 de junho o festival “Viola de Todos os Cantos” em São Paulo. A grande final acontece em Poços de Caldas. A abertura será realizada em Sertãozinho. Dentre as composições classificadas na categoria Regional o Rio Grande do Sul estará sendo representado por grandes nomes da nossa música gaúcha, bastante conhecidos também no cenário dos festivais nativistas.

Músicas que representam o Rio Grande do Sul no Viola de Todos os Cantos.

“A FILHA DO PATRÃO” – Letra, Música e Intérprete: Cristiano Quevedo.
“A RODA DO TEMPO” – Letra e Música de Érlon Péricles.
“SE A MATA MORRE” – Letra e Música de Vaine Darte e Tuny Brum
“DE VOLTA A SOROCABA” – Letra e Música de Mário Tressoldi, Chico Saga e Ivo Ladislau
“BOI CANÁRIO” – Letra e Música de Adriano Sperandir, Cristian Sperandir, Pedro Guerra e Caio Martinez

De acordo com a comissão organizadora foram 1411 composições inscritas, de 18 estados e mais o Distrito Federal.

O festival é realizado pela EPTV, em parceria com a Pauta Música e Eventos, o festival VIOLA DE TODOS OS CANTOS vem reunindo, desde 2003, violeiros de todos os cantos do país com o propósito de manter viva a tradição das modas de viola e, ao mesmo tempo, apresentar às novas gerações a magia e o encanto da boa musica de raiz. Relação completa das músicas concorrentes em http://www.viaeptv.com/projetos/festivalviola/