A vereadora Bruna Molz (Republicanos) entregou um ofício à direção do Hospital Santa Cruz se comprometendo a buscar recursos para a implantação de um serviço inédito na região dentro do HSC: o quarto PPP. Ela foi recebida pelo diretor do HSC, Vilmar Thomé, e pela gestora de projetos, Luiza Knak.
O quarto PPP é destinado a gestantes e um ambiente único, de um leito só, em que a parturiente pode viver os três estágios do parto no mesmo local: o pré-parto, o parto e o pós-parto, sem necessidade de ir para o Centro Cirúrgico no momento do parto.
“Quero me colocar a disposição da APESC, mantenedora do Hospital Santa Cruz o qual é referência quando falamos em maternidade e assistência qualificada ao parto e nascimento de Santa Cruz do Sul e região, para buscar recursos para implantação de uma suíte da parto, ou também como conhecido como quarto PPP (pré-parto, parto e pós-parto)”, explicou Bruna.
Segundo a vereadora, se vive uma era em que a mulher está se redescobrindo e optando por um parto mais natural, conhecido como parto humanizado. A própria Agência Nacional da Saúde (ANS) o define como parto adequado. Assim, os hospitais estão se adequando a essa nova realidade, e disponibilizando suítes de parto remodeladas para que as mães se sintam mais confortáveis e seguras possíveis.
De acordo com o Ministério da Saúde, um parto humanizado requer um olhar que leve em consideração a ambiência que perpassa pela criação de um ambiente acolhedor, equipes técnicas acolhedoras com um olhar mais holístico. “Não desconsiderando as tecnologias, mas assim a mulher pode ter autonomia e liberdade de escolher a forma com que irá conduzir sua experiência de parto, que é única, durante o período das contrações, e no momento do nascimento em si”, cita Bruna Molz.
Seguindo modelos de maternidades referência no País, segundo ela, seria de suma importância que a suíte tenha cromoterapia, que envolve o relaxamento da mulher por meio de luzes tranquilizantes, além de estrutura com banheira, pois a imersão na água quente ajuda as mulheres a lidarem melhor com a dor. No mesmo ambiente também contar com uma cama (PPP) de parto, banqueta e demais acessórios como a bola fisioterápica, que ajudam na evolução da dilatação pélvica.
O objetivo da instalação do quarto é proporcionar o parto da forma mais fisiológica possível na tentativa de tirar o ambiente de centro cirúrgico. “Mais que o conforto proporcionado pela estrutura da suíte de parto, mãe e recém-nascido contam com toda a segurança de estar dentro de um hospital altamente equipado e com uma estrutura neonatal moderna”, justifica Bruna.