Tiago Mairo Garcia
[email protected]
No próximo domingo, 15, milhares de pessoas irão exercer o seu compromisso com a cidadania e escolher os próximos governantes de seus respectivos municípios. Com o objetivo de garantir a segurança do pleito, a Brigada Militar estará com efetivo completo atuando nas ruas para fiscalizar e coibir eventuais excessos cometidos durante o período de votação. “O comando da corporação tem promovido reuniões técnicas nos últimos dias onde ficou definido que a guarnição terá efetivo completo no dia da votação com todos os policiais de serviço em todos os municípios com reforço na fiscalização”, destacou o Major Fábio Azevedo, sub-comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar – Major Sebastião.
O oficial salientou que os órgãos de segurança tem trabalhado em conjunto com os coordenadores de campanha para manter a segurança durante o processo eleitoral em Santa Cruz do Sul. “Temos procurado fazer a moderação para manter o bom nível e fazer com que o período eleitoral ocorra de forma pacífica e ordeira, sempre obedecendo à legislação eleitoral”, frisou. Caso ocorram situações que fogem da lei eleitoral, Azevedo disse que os coordenadores de campanha serão comunicados para que adotem as providências necessárias e evitem maiores transtornos. “A Brigada Militar irá fazer todo o trabalho para manter a paz social seguindo a legislação vigente”, frisou.
Para o dia da votação, o sub-comandante pede que os eleitores mantenham os cuidados sanitários contra a covid-19 com o uso de máscaras, uso de álcool gel, mantenham o distanciamento social e evitem aglomerações. Sobre crimes eleitorais durante o período da votação, Azevedo destacou que os eleitores podem baixar o aplicativo “Pardal” no celular para efetuar denuncias. “É o aplicativo onde as pessoas que flagrarem condutas irregulares podem efetuar denuncias. Se a Justiça Eleitoral entender que há irregularidade, irá comunicar à guarnição que irá ao local e adotará os procedimentos de acordo com a lei”, salientou.
Com relação à comemoração dos eleitos, que ocorrerá no início da noite de domingo, Azevedo destaca que a Brigada Militar tem a preocupação de que as pessoas comemorem respeitando o distanciamento social, com uso obrigatório de máscaras e que seja feito em locais abertos. “Que as pessoas se protejam. Ainda estamos com uma pandemia em andamento que não acabou. É uma preocupação que temos, pois as estruturas de saúde sofreram uma diminuição com a estabilização da doença, mas os riscos continuam por ser uma doença que ainda não se tem uma vacina e preocupa, principalmente se a gente leva para pessoas que possuem outras comorbidades”, disse o sub-comandante.
Azevedo pede que as pessoas tenham consciência para exercer o voto com segurança. “Que as pessoas exerçam a cidadania de forma ordeira e respeitando a legislação. Estamos trabalhando para que tudo transcorra dentro da normalidade”, finalizou.