Diante da circunstância de calamidade, a Brigada Militar não está podendo realizar presencialmente o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) nas escolas. Para tanto, oferece possibilidades de aprendizado e interação entre os estudantes que estão em casa e suas famílias.
O Proerd passou a publicar uma série de videoaulas em suas plataformas online. Ao todo serão 10 vídeos, publicados nas redes sociais oficiais da Brigada Militar – Facebook (Proerd-RS Coordenação Estadual), Instagram, Youtube e Twitter. As videoaulas são apresentadas por policiais que ministram os cursos do Proerd, os chamados proerdianos.
O material aborda questões sobre responsabilidade, traz diálogos para serem tratados em família, temas sobre consumo de drogas e outros. Segundo o Comandante do 23º BPM, tenente-coronel Giovani Paim Moresco, é uma opção que o Proerd disponibiliza para que nessa quarentena, pais e filhos, possam conversar sobre temas que são debatidos nas aulas do programa. O material é acessível para alunos e escolas, independente de participarem ou não do Proerd.