Guilherme Athayde
[email protected]
A comemoração pelos 26 anos do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO-VRP) foi marcada por homenagens à policiais e autoridades civis que auxiliaram na conquista de bons resultados no trabalho da Brigada Militar em 2024. Em solenidade ocorrida no Memorial da universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com a presença do comandante-geral da Brigada Militar, o coronel Cláudio dos Santos Feoli, foram entregues 39 comendas para representantes da sociedade, entre civis e militares.
Segundo o comandante regional, coronel Giovani Paim Moresco, a Brigada Militar retribuiu o esforço de representantes dos 24 municípios que compõem o CRPO, que desenvolveram atividades que ajudaram o trabalho da polícia durante o ano.
“Sempre é muito salutar, no momento em que temos oportunidade de agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram na missão constitucional, que é da nossa instituição, mas ela requer um grau de comprometimento, de responsabilidade, e de camaradagem e companheirismo das demais instituições do Estado e da sociedade organizada”.
Em sua fala, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Feoli, destacou o ano atípico que as forças de segurança do Estado enfrentaram, em virtude das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, no maior desastre climático já registrado em solo gaúcho. Mesmo com as adversidades, os resultados na diminuição de crimes tiveram destaque durante o ano, como a diminuição dos índices na série histórica dos roubos à veículos.
“A nossa instituição tem trazido uma resposta ímpar à toda sociedade gaúcha, e aqui na região não é diferente. Para termos uma ideia, no Estado do Rio Grande do Sul, se compararmos uma série histórica de dez anos, nós temos uma redução de 88% nos roubos de veículos. Me parece muito impactante, bastante significativa, que traz uma sensação de segurança maior para todos os gaúchos”, destacou o comandante-geral da BM.
Criado em 1998, o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo tem sua sede na Rua 28 de Outubro, em Santa Cruz do Sul, e também é responsável pela segurança dos municípios de Arroio do Tigre, Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Gramado Xavier, Herveiras, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Mato Leitão, Pantano Grande, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Tunas, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.