Ana Souza – [email protected]
O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), esteve reunido em dois dias para reunião técnico-operacional com a presença dos oficiais da região do Vale do Rio Pardo. A primeira reunião ocorreu na manhã de terça-feira, 7, e a segunda na manhã de quarta-feira, dia 8, ambas no auditório do curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Conforme o comandante regional, coronel Giovani Paim Moresco, a ação ocorre sempre no início de cada ano e traz como objetivo apresentar os resultados de 2022 e alinhas as ações para o ano de 2023 e que abrangem os batalhões do CRPO/VRP, o qual engloba 31 municípios. “O Comando Regional é responsável pelas diligências do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), com sede em Santa Cruz do Sul, além do 2º BPM, em Rio Pardo e o 35º BPM, em Cachoeira do Sul. Este encontro visa apresentarmos os resultados e planejamentos que são aliados nivelamento de nossas operações”, destaca.
A programação contou com palestras sobre variados assuntos relacionados à segurança pública e o aprimoramento dos serviços prestados à população, contando com a participação do Promotor de Justiça Criminal, Eduardo Ritt, que abordou assuntos referentes ao Abuso de Autoridade e Cadeia de Custódia. Ainda foram abordados temas referentes à logística e patrimônio, efetivo e legislação, questões de saúde da tropa, estratégia e produtividade operacional e outros assuntos relativos à Brigada Militar.
Durante a reunião, o comandante Moresco debateu dados de segurança, o retrospecto do ano anterior e definiu estratégias que visam o cumprimento das metas da Corporação para 2023 com o intuito de reduzir os indicadores de criminalidade da região, sendo que foram atendidas mais de 70 mil ocorrências no Vale do Rio Pardo em 2022, e manter a paz social nas comunidades do Vale do Rio Pardo. “Ainda para este ano, pretende-se permanecer com o trabalho efetivo de modo a intensificar as ações ostensivas e simultaneamente prevenir e reduzir a criminalidade da região.
Nosso principal desafio é o combate aos homicídios, sendo que o tráfico de entorpecentes sempre acaba contribuindo para estas ocorrências. Os resultados dos últimos anos têm sido positivos, sendo que o índice foi reduzido em 66% em Santa Cruz, de 2020 a 2022. Em 2022 foram 10 casos, em comparativo com 30 contabilizados em 2020. Temos um grande aporte por meio das Patrulhas Escolares Comunitárias e o Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd). Nossa intenção sempre é realizar ações para proporcionar ainda mais segurança à comunidade.”
Subcomandante-Geral da BM participa do evento
Na manhã e tarde de quarta-feira, dia 8, o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) deu continuidade à reunião técnico-operacional com os oficiais da região do Vale do Rio Pardo, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Pela manhã, o evento contou com a presença do Subcomandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Douglas da Rosa Soares, o qual realizou uma palestra aos oficiais sobre assuntos pertinentes à Brigada Militar; dentre estes, as diretrizes estratégicas que potencializam o enfrentamento aos grupos criminais prioritários, maximizam as ações de visibilidade e disponibilidade da polícia ostensiva e modernizam a Gestão, gerenciando sistemas de informações com foco na execução das estratégias e processos primários, com foco na excelência dos serviços prestados à comunidade gaúcha.
Dentre os demais assuntos abordados no evento, os princípios das normas internas em vigor referentes a elaboração e conclusão da sindicância técnica de tiro, ferramentas de Gestão utilizadas para o controle da produtividade dos Batalhões, Correição Regional, utilização do Sinesp Cad e do programa de GPS das viaturas na roteirização do policiamento ostensivo entre outros assuntos pertinentes à Brigada Militar.
Na ocasião foi feita uma homenagem às policiais militares pelo Dia Internacional da Mulher.