Os policiais da Brigada Militar que atuam no Vale do Rio Pardo estão de novo fardamento. Os novos uniformes foram apresentados oficialmente em uma breve solenidade na Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul, na tarde desta quinta-feira, 5.
Segundo o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (23ºBPM), o Tenente-Coronel Rodrigo Schoenfeldt, os novos fardamentos começaram a ser distribuídos para toda a corporação da Brigada Militar através da Capital, nos batalhões de Porto Alegre, e em breve estarão em todos os batalhões do Estado. Além do 23º BPM, o 2º BPM, e o 35º BPM, que compõem o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), também receberão os novos fardamentos em breve.
Apesar de ser bastante similar ao já utilizado pelos policiais, a nova vestimenta é um avanço em termos de mobilidade e conforto para a corporação, segundo o Comandante do 23º BPM.
“O fardamento possui as características de não segurar tanto a temperatura do corpo em dias quentes. E, usando uma malha térmica, mantém a temperatura do corpo humano nos dias mais frios. Ele deixa o policial com uma maleabilidade melhor, os movimentos melhoram. A Brigada Militar tinha aquele fardamento durante muitos anos, e nós precisávamos evoluir nesse sentido”.
A nova vestimenta se equipara às utilizadas pelas diferentes Forças Especiais de polícias militares pelo Brasil. Ela é similar a usada pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE), de Porto Alegre, o primeiro a utilizar esse tipo de uniforme no Estado.
Novos uniformes já serão vistos na Oktoberfest
Nesta quinta-feira, 5, inicia em Santa Cruz do Sul a maior festa germânica do Estado, a 38ª Oktoberfest, e o público já vai poder conferir o novo fardamento da BM durante o evento. Policiais de outros batalhões, que se juntarão ao policiamento durante a Festa da Alegria, ainda usarão o fardamento antigo, que segue em distribuição nos batalhões do Estado.
Para o público aproveitar ao máximo a festividade, o Comandante do 23º BPM, com sede em Santa Cruz do Sul, dá algumas dicas de como os visitantes podem usufruir do evento sem maiores problemas com a segurança, tornando a festa melhor para todos.
“Minha dica é que consumam bebidas alcoólicas com moderação, dentro da capacidade de resistência de cada um. Não dirigir ao ingerir bebida alcoólica, que se utilizem da carona solidária, dos aplicativos, táxis, ou mesmo, a pé. Que colaborem com as forças de segurança, informando tudo de estranho que enxergarem. Que não se descuidem se seus pertences pessoais como celular e carteira, e colaborar como um todo para a segurança pública, com o seu dever de cidadão”.