Início Geral Bons negócios, shows e gastronomia

Bons negócios, shows e gastronomia

De acordo com o coordenador dos eventos, Leo Azeredo, o fim de semana será uma oportunidade para conhecer as tendências do mercado da construção civil, varejo e agroindústria, fazer compras e prospectar negócios

O fim de semana será dedicado à construção civil e ao varejo em Santa Cruz do Sul, pois o Parque da Oktoberfest recebe a programação da 8ª Construarte e 9ª Multifeira, que esperam receber 50 mil visitantes. Os eventos começaram na última quarta-feira, 28, e seguem até o domingo, 2, com entrada franca. O público poderá conferir, no Pavilhão 2, as exposições da área da construção civil, decoração e negócios imobiliários e Feirão de Imóveis; no Pavilhão 3, feira com produtos de vestuário, calçados, utilidades domésticas, bem-estar e saúde, além da Agroindústria Familiar; no Pavilhão Central, o Lojão da Acomac, com mais de 40 empresas de material de construção; e nas áreas externas, Feira de Automóveis, brinquedos, palco de shows e pontos de gastronomia.
De acordo com o coordenador dos eventos, Leo Azeredo, o fim de semana será uma oportunidade para conhecer as tendências do mercado da construção civil, varejo e agroindústria, fazer compras e prospectar negócios. “Os visitantes terão condições especiais na compra de materiais de construção até imóveis. Além disso, poderão se divertir com a família, pois teremos Espaço Kids, com brinquedos infláveis”, destaca. Para quem for passear com a família, Azeredo ressalta que o evento oferece água quente e erva-mate gratuitas para o chimarrão (junto à Vila Típica) e ainda permite o acesso de animais (pet friendly).
Neste sábado, No Palco das Cervejarias, haverá o show ocorre às 17h com a Venusianas e às 21h com a banda Lobos da Estepe mais o vocalista Beto Bruno, da Cachorro Grande. No domingo, também no Palco das Cervejarias, mais dois shows encerram a programação musical do evento: Rodrigo Jaeger (15h) e Banda Rock de La Cruz (17h).
A 8ª Construarte e 9ª Multifeira é realizada pela Assemp e Município de Santa Cruz do Sul, com apoio da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos (Seasc), Associação de Comerciantes de Materiais de Construção (Acomac), Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e Sociedade das Empresas Imobiliárias de Santa Cruz do Sul (Seisc). O evento tem o patrocínio da Concretos Trevisan, Corsan, Banrisul e Construaço, e apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Bitencourt Seguros.

Otimismo, agilidade e valorização dos profissionais

Mediada pelo engenheiro civil Leo Azeredo, o painel Panorama da Construção Civil e do Mercado Imobiliário contou com a participação da presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), engenheira ambiental Nanci Walter, do diretor Executivo do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), Leônidas Quadros da Paixão, e do presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis 3ª região (Creci-RS), Márcio Bins Ely.
Leônidas abordou desafios como altos custos, taxa de juros e indicadores econômicos. “Tenho por mim que o emprego de hoje é o reflexo da venda de ontem e sempre digo que a construção civil está num ciclo de produção. Ao mesmo passo em que preocupam alguns fatores como a taxa Celic e o custo de materiais, sabemos que apresentamos um desempenho superior a economia nacional nos últimos dois anos e os números de emprego formal na construção estão positivos”, destacou.
A engenheira Nanci, focou em inovação e como o Conselho trabalha para gerar celeridade na construção civil. “A gente precisa trabalhar e, para isso, é preciso agilizar. Com a liberação de procedimentos burocráticos de forma mais rápida, passamos a conseguir mais trabalhos. Nas Anotações de Responsabilidade Técnicas (ART), por exemplo, reduzimos para 32 minutos a liberação lá em 2021, ainda na pandemia, e sabíamos que, ainda assim, era muito tempo. Fomos para o Pix e, em questão de dois ou três minutos, hoje temos as ART’s liberadas”, pontuou.
Márcio falou sobre o papel do conselho no auxílio aos corretores, com destaque para as atribuições legais, benefícios aos trabalhadores e o combate ao exercício irregular da profissão. Atualmente, são 38 mil profissionais cadastrados no Estado, sendo 1.075 em Santa Cruz do Sul. “Esse grande número faz com que sejam várias as ações para valorizar o nosso profissional, campanhas, clube de benefícios, cursos de atualização profissional. Cuidamos de quem trabalha”, disse. Ao finalizar trouxe uma dica aos profissionais presentes. “O corretor não pode ver no colega um adversário e sim um parceiro” finalizou.
A cerimônia de abertura da 8ª Construarte e 9ª Multifeira foi prestigiada por lideranças empresariais, presidentes de entidades e autoridades, entre elas, a secretária adjunta de Obras do Estado, Zilá Breitenbach, e imprensa. O presidente da Assemp, Ricardo Bartz, destacou a importância do evento. “São feiras que demonstram a força do mercado da construção e imobiliário e que impulsionam a economia local e regional. Só temos que agradecer a todos os voluntários, entidades e empresas que acreditaram no projeto”, destacou.
Já o vice-prefeito, Elstor Desbessel, que representou o Executivo Municipal, desejou a todos uma excelente feira, repleta de bons negócios, aprendizado e momentos de integração. “Que essa seja uma ocasião para estreitar laços, fazer contatos e fortalecer nossa comunidade empreendedora”, frisou.

Bartz Artes Móveis: a beleza em cada produto

Bem no centro do Pavilhão 3 está instalada a Bartz Artes Móveis. A empresa atua desde 1999. A fábrica está localizada em Curitiba, no Paraná, e também conta com depósito e loja na cidade de Venâncio Aires. “Esta é a primeira vez que participamos da 8ª Construarte e 9ª Multifeira. Fomos convidados para participar do evento e já estamos integrados há cerca de 9 anos na Oktoberfest da cidade. No evento da Construarte estamos com dois espaços, trazendo os móveis feitos em fibra sintética e corda náutica. São móveis, cadeiras, sofás, banquetas e balanços. Nossa expectativa é que tenha bastante movimento. Final de semana promete atrair o público”, salienta Olderi Bartz, proprietário da empresa.

Menos riscos e mais prevenção em condomínios

A responsabilidade dos condomínios nas obras comuns e privativas foi o tema do segundo painel dentro da programação da 8ª Construarte e 9ª Multifeira. O evento foi realizado na noite de quinta-feira, no auditório da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e reuniu síndicos, construtores, engenheiros, arquitetos e demais profissionais da área. Três profissionais do setor levaram aos presentes conhecimentos sobre o tema.
O primeiro a falar foi o inspetor-chefe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), Ário Sabbi. O foco foi a necessidade de contratação de profissionais e empresas com registro no sistema Crea/Confea como garantia de segurança técnica, financeira e jurídica. Segundo Sabbi, relatos de contratação de pessoas não registradas para serviços em condomínios chegam constantemente ao conselho. “Cuidem bem. Estejam atentos aos profissionais que são colocados para trabalhar dentro dos condomínios. As regras são claras e o Crea está atento no que diz respeito a fiscalização”, disse.
Pontos relacionados às obras em condomínios, ações cíveis e trabalhistas de obras realizadas e proteção para condomínios foram expostos pelo sócio-fundador do BVK Advogados, Guilherme Valentini. Ao longo da fala, o profissional do direito apresentou regulamentações gerais, municipais, federais e civis. “É um tema que diz respeito à possibilidade de mitigar riscos. Isso vale para síndicos e donos de obras. Sempre orientamos para a adoção de medidas preventivas, que sejam previstas normas para contratação de empresas que adentrem o condomínio e que todas as terceirizadas contratadas sejam idôneas”, frisou.
Incidentes podem ser minimizados – O diretor da Bitencourt Seguros, Eduardo Bitencourt, explanou sobre opções de seguros para proteger funcionários, patrimônio relacionado a obras e patrimônios de terceiros durante execução de obras. “Incidentes podem ser evitados, mas se acontecerem devemos ter todo um aparato para minimizá-lo, como uma estratégia de gerenciamento de risco. O seguro em obras nada mais é do que valorizar o profissional e proteger a empresa ou o condomínio”, destacou.

Parceria no evento com a Construaço Ferros

A Construaço Ferros está presente na 8ª Construarte e 9ª Multifeira e forma uma grande parceria, sendo a maior dos estandes formados com as estruturas da empresa. “Recebemos o convite do coordenador dos eventos, Leo Azeredo. Nossa expectativa é firmar mais ainda a marca da empresa. Para o final de semana acreditamos que o público irá aumentar. A Construaço Ferros é uma empresa especializada na modalidade de corte e dobra e vigas armadas para a construção civil, levando agilidade e economia com soluções práticas e eficientes para a sua obra. Também comercializamos ferros e acessórios para serralheria, construção civil e indústria. Trabalhamos apenas com materiais fornecidos pelas principais siderúrgicas do Brasil e do mundo, todos certificadas pela ABNT. Estamos no mercado há 4 anos e o estande traz uma mostra da nossa trajetória”, frisa Lucas Silveira, sócio proprietário da empresa.

Engepro: desde 2010 integrada

A Engepro Construções é sinômimo de tradição na 8ª Construarte e 9ª Multifeira. A primeira participação foi em 2010, quando do lançamento do Edifício Alice. “Se queremos ser referência regional e termos uma feira representativa temos de dar o nosso melhor. Apresentar produtos e serviços na feira com preços diferenciados para valorizar o evento e fixar nossa marca. Neste ano na 8ª Construarte apresentamos dois novos empreendimentos, o lançamento do Edifício Sky Living e o pré-lançamento do Residencial Luna, ambos empreendimentos com conceitos de sustentabilidade que faz parte do DNA da Engepro. A expectativa da participação no evento, além de reforçar nossa marca mostrando o que já fizemos nesses 31 anos de atuação, onde nos transformamos em uma das melhores construtoras da cidade, é vender todas as sete unidades do Edifício Sky Living que colocamos em promoção para esta feira”, salienta o proprietário da Engepro, Ario Sabbi.

Veja serviços oferecidos pela Prefeitura

Durante a realização da 8ª Construarte e 9ª Multifeira, que acontece até domingo, 2 de julho, duas secretarias do município se fazem presentes com a oferta de vários serviços para a população no Parque da Oktoberfest. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo está com um estande no Pavilhão 2. No local, além de informações turísticas e de possibilidades de investimentos em Santa Cruz do Sul, pessoas que pretendem empreender ou que querem ampliar sua empresa podem buscar informações no Banco do Povo.
Outra pasta presente no evento é a da Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Banco de Alimentos. O órgão está instalado na casa 5 da Vila Típica. De acordo com o coordenador do Banco e assessor de Relações Comunitárias, Eliseu Pereira, quem for até o evento e quiser doar um quilo de alimento, concorrerá a uma cesta de produtos da Coopersanta. O acesso ao local é gratuito.

Gastronomia à base de peixe

Presente na 8ª Construarte e 9ª Multifeira, a Peixes Regert, instalada em uma das casinhas típicas no Parque da Oktoberfest, traz para o evento as delícias à base de peixe. Valmor Luciano Regert e a esposa Fabiane trabalham juntos na empresa que tem 10 anos de tradição. “Eu pesco e a ela prepara. Esta é a primeira vez que estamos participando. Sou pescador profissional. Vendo peixe frito, cru e com tele-entrega. Nosso produto é 100% garantido. Tudo é feito de forma manual, com qualidade no produto. Temos bolinho de tilápia, filé, traíra e violinha, além de volenta e batata frita. Ouvi falar muito bem do evento, com boa estrutura e uma ótima assistência. Participei da Festa da Produção em Vera Cruz e recebemos lá o convite para a Construarte e Multifeira. Já na abertura, houve boa procura”, destaca Valmor.

A tradição da Estacas Brasil

Logo na entrada do Parque da Oktoberfest, à esquerda de quem acessa o portão principal, está localizada a Estacas Brasil. A empresa tem 26 anos de tradição em Santa Cruz do Sul. Este é o segundo ano que está presente na 8ª Construarte e 9ª Multifeira. “Estamos presentes para mostrar nosso trabalho de forma institucional. Mostrar nossa marca, para sempre sermos lembrados, aos visitantes que vierem prestigiar. Muitos de nossos clientes estão expondo. A expectativa é que um grande público compareça. Quem nos vê sempre lembra, inclusive participamos de eventos em Porto Alegre, buscando resultados futuros. Somos prestadores de serviços e estar integrado traz resultados tantos para nós, quanto para nossos clientes”, enfatiza Auro Schilling, proprietário da Estacas Brasil.

Ulfer: água pura de verdade

No estande localizado junto ao Pavilhão 2, da 8ª Construarte e 9ª Multifeira, está instalada a empresa Ulfer Purificadores de Água. Há 45 anos a empresa trabalha com os purificadores, que são essenciais nas residências e empresas. O uso de um purificador elimina 99,9% das bactérias, sendo aprovado pelo Inmetro; fornece água gelada com refrigeração por compressor; único com 10 etapas de filtragem Ecopure; sistema de retrolavagem, além de hidratar mais rápido que água normal. Previne o envelhecimento e reduz a acidez do corpo e diminui a absorção de gordura. No estande os clientes podem conhecer os purificadores Classic Plus, Compact Gel, El Plus, Pop e Quality.