Alyne Motta – [email protected]
Pela segunda vez, os bonecos vão invadir as escolas santa-cruzenses. Trata-se do projeto Bonecos na Escola, realizado pelo grupo Pregando Peça, com apoio cultural de Happening Consultoria e Eventos, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul e o patrocínio da empresa Xalingo.
Como forma de apresentar o projeto, acontece na noite de segunda-feira, 22 de outubro, às 19h30, no Espaço Camarim (Marechal Floriano, 332), um evento destinado a convidados. Diversas escolas municipais receberão as apresentações, sendo uma forma de divertimento e auxílio na educação.
Para Luciane Vilanova, fundadora do grupo Pregando Peça, o encontro serve para a comunidade e empresários conhecerem a fundo o projeto. Durante a noite, haverá apresentações teatrais com os bonecos, realizadas pelo grupo realizador do projeto e o Anima Sonho.
Cristiano Prim
Esquetes musicais do Bonecrônicas divertem o público diverso
AS PEÇAS
Em diversos dias e horários, serão apresentadas as peças Rapunzel (grupo Pregando Peça), destinada ao público infantil e o Bonecrônicas (grupo Anima Sonho), voltado a um público diverso. “São peças que integram a comunidade, trazendo uma reflexão para quem prestigia”, comenta Luciane.
Inspirada no conto dos irmãos Grimm, Rapunzel fala sobre uma menina que foi tirada dos pais ainda bebê por uma velha malvada. Ao completar 12 anos, a menina é presa numa torre muito alta, pela bruxa que quer protegê-la das maldades do mundo. Para chegar até ela, o único caminho é sua trança.
Divulgação/Pregando Peça
Inspirado no conto dos irmãos Grimm, Rapunzel encanta o público infantil
Bonecrônicas é uma declaração de amor à América Latina. Composto de pequenos esquetes e números musicais, apresentados por bonecos de luva e de manipulação direta, revela o humor, a delicadeza e a tremenda capacidade de comunicação com o público que o talento e a experiência do grupo lhe garantem.
O grupo Pregando Peça foi fundado em 1984, na cidade de Santa Maria, e já encenou diversos teatros infantis, adultos e de bonecos. Já o Anima Sonho surgiu no mesmo ano, em Porto Alegre, pelos gêmeos Tiarajú e Ubiratan Gomes que, com a morte do irmão Tiarajú, em 2005, seguiu o trabalho.