A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água. A Fenacelbra – Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil – e a culinarista Josy Gomez, criadora do blog “Sabores da Cozinha sem Glúten” oferecem oficinas de culinária aos pacientes recém-diagnosticados com essa doença. Confira uma das receitas.
BOLO DE CHOCOLATE DE CANECA
INGREDIENTES
2 colheres de sopa de leite de coco caseiro
2 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher rasa de chá de fermento químico
2 colheres de sopa cheias de fécula de batata
2 colheres de sopa de creme de arroz
1 ovo
CALDA
2 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de gordura de coco
1 colher de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de chocolate do padre
MODO DE PREPARO
Se preferir fazer com leite vegetal, deverá ser acrescentada uma colher de sopa de óleo. Bata bem o ovo com o açúcar, misturando pouco a pouco os líquidos e os secos. Leve ao micro-ondas em potência máxima por 2 a 3 minutos. Não se esqueça de untar a caneca com óleo. Despeje a massa até a metade da caneca para evitar que derrame ao assar. Se preferir, faça uma calda e ponha em cima.
Calda
Leve ao fogo até ferver. Coloque por cima do bolo assim que estiver pronto.
DICA DA SEMANA
Ao trocar o tipo de farinha que você utiliza nas suas receitas, atenção. Cada uma possui características de gosto e comportamento diferentes. Receitas devem ser seguidas nos mínimos detalhes para que você consiga um bom resultado. A farinha de arroz é a que possui o comportamento mais parecido com a farinha de trigo. Ela pode ser de arroz branco ou integral, e cada uma tem suas próprias características.