Ainda compartilhando com vocês as receitas apresentadas no Curso de Gastronomia Alemã, realizado pelo SENAC-Santa Cruz do Sul e Fecomércio-RS, durante os dias de Oktoberfest. A chef Gabriela Costa, docente do SENAC-Viamão, preparou uma sobremesa um tanto diferente.
BOLINHO QUENTE DE CERVEJA PRETA E CHANTILLY
INGREDIENTES
Bolinho
3 xícaras de cerveja preta
1 xícara de creme de leite (nata) fresco
1 xícara + 4 colheres (sopa) de açúcar
2 barras de chocolate meio amargo
6 ovos
2 tampinhas de essência de baunilha
8 xícaras de pão baguette cortado em cubos de 2cm
Óleo para untar
Chantilly
1 pote de creme de leite (nata) fresco
½ xícara de açúcar
MODO DE PREPARO
Bolinho
Em uma panela, leve para ferver a cerveja preta, o creme de leite e 1 xícara de açúcar, até que se dissolva completamente. Retire do fogo e acrescente 1 ½ barra de chocolate. Misture bem e deixe esfriar. Em outro recipiente, bata os ovos com a essência de baunilha e acrescente, gradualmente, à mistura de chocolate e cerveja. Em seguida, adicione os cubos de pães e despeje em uma forma previamente untada. Cubra com o restante do chocolate e polvilhe o restante do açúcar (4 colheres). Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C.
Chantilly
Na batedeira, bata os dois ingredientes até firmar. Sirva o bolinho quente acompanhado do chantilly.
DICA DA SEMANA
Para obter um melhor resultado do seu chantilly, deixe as pás da batedeira no freezer ou congelador. Coloque-as dentro de um saco plástico e leve ao freezer por, no mínimo, 1 hora. Dessa forma você vai conseguir o ponto do chantilly mais rápido e sua consistência permanecerá firme por mais tempo. Faça isso, principalmente, em dias quentes.