Início Destaque BM vai simular assalto a banco no dia 12

BM vai simular assalto a banco no dia 12

Corporação avisa que atividade terá exercícios com cenas reais (Crédito: Divulgação/BM-CRPO-VRP)

A Brigada Militar realizará um treinamento com simulação de assalto a banco no centro de Santa Cruz do Sul na noite de 12 de setembro, das 21 às 23 horas. A ação envolverá a agência do Banco do Brasil na Rua Marechal Deodoro. As atividades fazem parte de um teste do planejamento de pronta resposta, o Plano de Defesa da Cidade (PDC), elaborado pela corporação para enfrentamento a eventuais situações desse tipo, denominado. Outros órgãos de segurança participarão das ações.


A BM alerta a população sobre o evento para eliminar preocupações geradas com a movimentação que se dará no município durante o exercício. Serão utilizadas munições de festim e rojões para simular explosões. Todos os participantes que encenarão a ação, mesmo no papel de assaltantes, são operadores das forças de segurança.


A simulação coloca em prática o plano tático de reação a ataques semelhantes aos registrados em Criciúma (SC) e Guarapuava (PR), para estabelecer com mais clareza qual o papel de cada agente numa eventual operação de repressão aos criminosos. Treinamentos semelhantes foram realizados em Caxias do Sul, Campestre da Serra, Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Santana do Livramento.


O modelo de crime conhecido como “Novo Cangaço” teve ocorrências praticamente erradicadas no Rio Grande do Sul a partir das ações da Operação Angico, da BM. A atividade contará com a participação de Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Instituto Geral de Perícias, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militares, Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


A corporação reforça que este é um treinamento onde haverá exercícios com cenas reais. “Não se preocupem, estamos aqui treinando para aprimorar ainda mais o atendimento para a sociedade”, destacou o comandante regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, coronel Giovani Paim Moresco.