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Black Friday: Cuidados são essenciais na hora da compra

Procon de Santa Cruz dá dicas para o consumidor evitar problemas futuros com itens adquiridos na data promocional

Ricardo Gais
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Consumidor esta antecipando as compras. Fotos: Ricardo Gais

Nesta sexta-feira, 26, ocorre a Black Friday, data que serve como um esquenta para as vendas de final de ano, com preços e formas de pagamento que atraem o olhar do consumidor, oportunidade para realizar a tão sonhada compra. No entanto, é necessário que o cliente tenha cautela e pesquise sobre o produto, a loja tanto física como on-line em que irá efetuar a compra, para evitar transtornos futuros.

O coordenador do Procon de Santa Cruz do Sul, Marcelo Estula, elencou algumas dicas para o consumidor não ter problemas na hora da aquisição de produtos. “A orientação é pesquisar antes. Procurar os mesmos produtos em outros sites, e também em lojas físicas pode ser uma tática para encontrar preços e condições de pagamento mais atraentes”, disse. Ele frisou que antes de efetuar o pagamento é preciso avaliar se é realmente necessário adquirir o produto naquele momento, “evitando as compras por impulso”.

Conforme Estula, é preciso verificar os preços cobrados antes do dia marcado para o evento. “Isso pode ser feito por meio dos sites das empresas que participarão da Black Friday e de outros fornecedores, inclusive na data da liquidação. Assim, evita-se o risco de cair na armadilha de promoções que não são tão vantajosas como o anunciado”, orientou. Outra situação importante em que o consumidor deve ficar atento é sobre a descrição do produto, comparando-o com outras marcas e certificar se ele supre as necessidades do cliente.

Compras pela internet

Para compras realizadas em sites, o Procon orienta ao consumidor sempre imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido, como o comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc. Também é necessário consultar a lista de sites não confiáveis elencados pelo Procon de São Paulo, através do link: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.

Procurar no site a identificação da loja – razão social, CNPJ, endereço e canais de contato – é fundamental para caso ocorra algum problema com a compra. “Se o fornecedor não possuir essas informações escolha outro”, disse Marcelo Estula. Outras recomendações são evitar sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular e optar por fornecedores recomendados por amigos ou familiares.
Quais os meus direitos em caso de problemas?

Apesar da compra ser feita em uma liquidação, não elimina os direitos do consumidor em caso de problema com o produto, destaca o Procon. Saiba alguns direitos do consumidor: se a empresa prometeu desconto em determinados produtos, a oferta deve ser cumprida conforme veiculada; o Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis. Essa reclamação pode ser feita para o próprio comerciante ou para o fabricante, à escolha do consumidor; no ato da entrega, o consumidor só deve assinar o documento de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria; nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, como pela internet, há o prazo de sete dias para desistir da compra, já se for de forma presencial, o cliente deve consultar o prazo de desistência com a loja.

De acordo com o Procon de Santa Cruz, as queixas mais comuns na Black Friday são referentes à demora para entrega dos produtos, sites/boletos falsos (golpes), problemas para cancelar as compras on-line e descumprimento das ofertas.

Boas expectativas

Após o pior período da pandemia de Covid-19, o momento é de retomada no comércio, com a fomentação das vendas. O presidente do Sindilojas, Mauro Spode, disse que Black Friday já está inserida no calendário varejista, mas há dificuldades para microempresas e lojas acompanharem a data, visto que quem se destaca são as lojas de rede e eletrônicos. “Havia essa necessidade para impulsionar as vendas e todos devem se engajar, pois os consumidores já esperam por este momento”. Ele também pontuou que as promoções e condições especiais de pagamento estão ocorrendo durante todo o mês de novembro.

A expectativa maior é para a venda de eletrônicos, mas Spode elencou que o setor varejista também aparece nas pesquisas de itens mais procurados pelos consumidores. “É importante que todos estejam preparados para não perder o cliente”.

Spode frisou que as pessoas já estão realizando orçamentos e antecipando as compras de fim de ano. “Acredito que o cliente irá se antecipar e aproveitar a data para realizar as compras de Natal. Eu também percebi que muitas pessoas estão fazendo orçamentos e isso é muito importante”, pontuou.

O cenário positivo das vendas é percebido na Loja Afubra. Conforme a gerente de Varejo, Nadia Beatriz Rohr, as promoções foram antecipadas, momento muito esperado pelos consumidores. “Está sendo muito bom, a procura maior é por ar-condicionado, televisores e aparelhos de som”, disse.

Quem já foi às compras e antecipou alguns presentes foi o consumidor Luis Carlos Matos, morador de Santa Cruz. “Eu estava esperando pelas promoções e agora consegui comprar o produto que eu estava querendo há um bom tempo”, revelou.