Dom Canísio Klaus*
Desde a manhã da quarta-feira, dia 18 de abril, 335 bispos estão reunidos em Aparecida do Norte, onde se realiza a 50ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Conforme o Estatuto Canônico da CNBB, a Assembléia “é a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”. O término da Assembléia está previsto para a quinta-feira, dia 26 de abril.
Os membros efetivos da Assembléia, com direito a voto, são todos os titulares, auxiliares e cooperadores das Dioceses do Brasil, num total de 298 bispos. Além destes, os 160 bispos eméritos sempre são convidados a participar para assim partilharem suas experiências e darem seu testemunho de colegialidade. Na presente Assembléia, acolhemos, com alegria, 29 destes bispos eméritos.
O tema central da 50ª Assembléia Geral é A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja. O 13° Sínodo dos Bispos sobre A Nova Evangelização para a transmissão da fé a ter lugar em Roma nos dias 7 a 28 de outubro, a Jornada Mundial da Juventude que vai acontecer na cidade do Rio de Janeiro em julho de 2013 e a comemoração dos 50 anos do início dos trabalhos do Concílio Ecumênico Vaticano II, são outros assuntos que terão destaque durante os dias da Assembléia. Além disso, sempre realizamos uma análise da conjuntura brasileira e fazemos alguns pronunciamentos sobre temas candentes da realidade. Neste ano, a partir da análise de conjuntura, vamos conversar sobre a preparação da 5ª Semana Social Brasileira a ser realizada em maio de 2013.
Para nós bispos, a Assembléia é uma especial oportunidade para nos inteirarmos dos grandes assuntos que estão circulando na Igreja do Brasil e do mundo. É também o momento de, no dizer de Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, “firmarmos a colegialidade fraterna e a cooperação nas responsabilidades pastorais”. Quando realizamos a 50ª Assembléia Geral e comemoramos os 60 anos da CNBB (criada no dia 14 de outubro de 1952) e os 50 anos do início dos trabalhos do Concílio Ecumênico Vaticano II, sentimo-nos desafiados a dar continuidade à bonita história de evangelização da Igreja no Brasil, buscando novos métodos de “evangelizar para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”.
Em Aparecida do Norte, junto ao santuário da padroeira do Brasil, além dos trabalhos da Assembléia, estou rezando por todas as pessoas que vivem na região da Diocese de Santa Cruz do Sul. Peço que também vocês orem ao Espírito Santo para que derrame suas luzes sobre nós, os bispos, que estamos reunidos em Assembléia.
*Bispo Diocesano