Início Religião Bispo Dom Gílio Felício celebra 40 Anos de Sacerdócio

Bispo Dom Gílio Felício celebra 40 Anos de Sacerdócio

Dom Gílio (esq.) participou da celebração no domingo ao lado do Bispo Dom Aloísio Dilli

No domingo dia 11 de novembro, o Bispo Dom Gílio Felício celebrou os seus 40 Anos de Sacerdócio. A celebração aconteceu na Catedral São João Batista em Santa Cruz do Sul.
Dom Gílio nasceu no município de Sério, que então era distrito de Boqueirão do Leão. Depois a sua família veio morar em Santa Cruz do Sul, onde os seus familiares residem até os dias de hoje. 
Foi ordenado sacerdote no dia 11 de novembro de 1979. Participou em nível nacional da fundação do movimento na Igreja Católica dos Agentes de Pastoral Negros.
Depois, foi nomeado aos 21 de janeiro de 1998, bispo pelo Papa João Paulo II, como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, na Bahia, onde atuou por vários anos. Foi ordenado bispo no dia 3 de maio de 1998 pelo Cardeal Lucas Moreira Neves, na Catedral São João Batista em Santa Cruz do Sul. E escolheu como lema episcopal e de vida: Evangelizar a Todos.
Foi o primeiro negro a chegar ao episcopado em Salvador, na arquidiocese foi o criador da Pastoral Afro, até ser designado bispo diocesano Bagé em 2002. Foi até 2007 o bispo coordenador da Pastoral Afro-Brasileira, na CNBB e a nível regional Sul 3 (Rio Grande do Sul) é o bispo referencial da Pastoral Afro. No dia 9 de novembro de 2009 recebeu o título de Cidadão Honorário de Bagé. 
Há algum tempo atrás, Dom Gílio pediu a sua renúncia, tornando-se assim bispo emérito. Após isso, ele está fazendo várias visitas a Santa Cruz do Sul, para visitar seus familiares e amigos.  A celebração de seus quarenta anos de sacerdócio, contou com a presença de seus familiares e de grande público em geral.