No desenvolvimento da prática pedagógica, cada componente está comprometido com a integração e contextualização dos conteúdos curriculares e dos componentes entre si, proporcionando assim a aproximação entre os mesmos, como também a possibilidade de mobilizar diferentes saberes na solução de problemas que se apresentam no cotidiano da criança.
Para o Colégio Marista São Luís, a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos, e agora, no exercício do 5º ano deste regime, não se trata de transferir competências, conteúdos e habilidades de uma série para a outra do currículo de oito anos, mas conceber uma nova estrutura de organização, considerando as características afetivas, cognitivas e sociais desta faixa etária, respeitando os sujeitos da aprendizagem.
A proposta do 5º ano resgata conceitos do 4º ano e dos anos anteriores, amplia para as características propostas no plano de estudos inspirado no Projeto Educativo e inicia novos conhecimentos a fim de encaminhá-los para as séries finais do Ensino Fundamental. A prática unidocente permite uma aproximação maior e uma abordagem interdisciplinar de cada conteúdo e em cada área do saber, enriquecendo o pensamento e a aprendizagem.
BUSCA PELO CONHECIMENTO
Durante as aulas, são desenvolvidos vários temas que despertam o interesse, a escuta curiosa e a busca pelo conhecimento. Um destes temas foi a Biodiversidade, cujo conceito vai além da variabilidade dos organismos vivos de todas as origens e todos os ecossistemas, compreendendo a diversidade dentro das espécies, inclusive a espécie humana, pois também dependemos dos serviços e bens ambientais oferecidos pela natureza. Dessa forma, o assunto é abordado através do projeto Identidade e diferenças.
O projeto inicia com o resgate da identidade pessoal, suas ações pessoais e as implicações que estas geram no meio em que vivem. Assim, é trabalhado o tema Biodiversidade. Num primeiro plano, de forma dialética, os estudantes desenvolvem sua oralidade, sua expressão e sua interpretação do mundo quando discorrem sobre atitudes diárias praticadas em casa. Entendemos que para ela, é em casa que essa compreensão sobre preservação da natureza e de seus recursos naturais inicia. Portanto, se faz necessário levar em consideração tudo aquilo que a criança já conhece e vivencia, tornando, os temas escolares concretos, práticos e úteis para a vida. É isso que a escola busca: tornar a teoria uma prática constante. Estudantes que são motivados a discutir, a opinar, a agir diante dos problemas diários são futuros cidadãos conscientes e agentes transformadores da realidade.
AMPLIANDO O ESTUDO
Para afirmação do tema sobre Biodiversidade, foi oportunizado aos estudantes uma palestra na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) onde receberam diversas informações sobre o acervo na Reserva Particular do Patrimônio Natural da Unisc que possui fauna e flora abundantes em áreas destinadas à preservação, à pesquisa científica, a projetos de educação ambiental e ao ecoturismo. Logo em seguida, fizeram uma visitação ao Parque Ambiental da Souza Cruz. Nesta ocasião, puderam conhecer inúmeras espécies da fauna de nossa região e de outras regiões do planeta, pois o Parque é o segundo maior do estado em número de espécies plantadas. Também foram orientados sobre a conservação de plantas e de animais presentes em um mesmo ecossistema.
Inúmeros foram os questionamentos feitos ao guia enquanto percorriam a trilha e podiam tocar, experimentar, visualizar as belezas da natureza. O objetivo principal do projeto, onde a biodiversidade é um dos temas, visa elaborar estratégias de aprendizagens que favoreçam o desenvolvimento das competências necessárias para o ano, incentivando a participação e o envolvimento efetivo do próprio estudante. Assim, necessário é problematizar a identidade nacional brasileira, apontando para o reconhecimento das diferenças, da heterogeneidade que a constitui, oriunda da integração racial, cultural, da diversidade geográfica e natural.
O tema é de suma importância, pois através da compreensão a respeito da frágil teia da vida em que o estudante e todos nós nos encontramos, podemos perceber que as nossas ações geram grandes impactos. Como exemplo, a reciclagem de lixo que está em nossas mãos diariamente. Será que sabemos quantos quilos de lixo produzimos em um dia? Será que sabemos contar a história do lixo produzido na nossa casa desde quando é produzido até o seu destino final? Qual o impacto natural gerado? E seguem um leque de inquietações e questionamentos necessários na vida atual e que a escola precisa ajudar a compreender e a responder.
O trabalho em questão foi realizado com 59 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, juntamente com as professores Sandra Beatriz Koelling e Ana Lucia Schuler Chedid e coordenação do colégio, que desenvolve outros projetos com o objetivo de conscientização ecológica dos estudantes em outros níveis de ensino.
Estas e outras práticas contribuem para uma abordagem atual e pertinente que favoreça a aprendizagem significativa com base em valores que perpassam o ambiente escolar e contribuem para ampliação da responsabilidade sobre nossa vida planetária.
Fotos: Divulgação/RJ
Biodiversidade é um dos temas do projeto que visa elaborar estratégias de aprendizagens
Alunos durante visitação ao Parque Ambiental da Souza Cruz